NOTÍCIAS
29/06/2015 22:25 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

#LoveWins: Mais de 26 milhões de pessoas adotaram arco-íris na foto de perfil

Reprodução

Nesta sexta-feira (26), o Facebook virou um arco-íris. Para celebrar a liberação do casamento gay pela Suprema Corte dos Estados Unidos, o Facebook disponibilizou uma ferramenta que tinge a foto de perfil com as cores da diversidade.

De acordo com a rede, mais de 26 milhões de pessoas ao redor do mundo mudaram suas fotinhos. As imagens receberam mais de meio bilhão de curtidas e comentários. Veja algumas personalidades da rede que apoiaram a campanha:

Famosos que pintaram suas fotos com o arco-íris



Experimento social?

Houve até quem pensasse que ferramenta era mais um experimento social do Facebook -- afinal, a empresa tem um histórico meio nebuloso no manejo de dados dos usuários.

Em março, o Facebook publicou um estudo analisando variáveis para prever o apoio de uma pessoa ao casamento gay, com base nos dados de uma campanha de 2013.

Naquele ano, cerca de 3 milhões de pessoas trocaram suas fotos de perfil por um símbolo de igualdade para demonstrar apoio à união civil igualitária.

Uma das conclusões do estudo foi que para uma pessoa mudar a foto, era preciso ver outros seis amigos mudando também. Ou seja: ou somos muito influenciados pelos nossos amigos, ou temos amigos que dividem crenças conosco.

William Nevius, o porta-voz da rede social, nega que a ferramenta do arco-íris tenha sido criada para coletar dados de usuários. De acordo com o Facebook, ela foi elaborada por dois estagiários durante um hackaton para o Dia Mundial contra a Homofobia, e acabou sendo liberada antes para aproveitar a deixa.

Mas com certeza é um prato cheio para os pesquisadores da rede analisarem o nosso comportamento acerca de causas e afirmações políticas como o casamento gay.