ENTRETENIMENTO
27/06/2015 11:46 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:32 -02

Show de cultura: Conheça as melhores e mais emblemáticas festas juninas do Nordeste

Reprodução/Facebook

Durante o mês de junho os brasileiros comemoram os dias de São João com quermesses e festinhas tradicionais. Com exceção da região Nordeste. Lá, se comemora o MÊS do santo com grandes festas e muuita cultura! Cada estado se destaca por sua particularidade na forma de celebrar, e são todas de tirar o fôlego.

Os eventos mobilizam milhares pessoas ao som de muito forró e cercada por outros elementos tradicionais da data, como as comidas, as danças e a alegria. O Brasil Post fez um compiladão das festas mais emblemáticas:

O majestoso Bumba Meu Boi no Maranhão

Segundo o G1, é a época em que o estado atrai o maior número de turistas. Na capital São Luis, do dia 22 ao dia 28 acontecem apresentações na praça Maria Aragão que funcionam como uma espécie de happy hour. Todos vão aproveitar, faça chuva ou faça sol.

Os vários grupos de Bumba Meu Boi são muito devotos a São João e marcam presença com apresentações que ressaltam a cultura e o folclore brasileiro, como os índios e as matas. Além do boi, a festa também tem dança portuguesa, dança do lelê, dança cigana, tambor de crioula, cacuriá e quadrilha junina, além de apresentações musicais.

Segundo o Bom Dia Brasil, as fantasias -- riquíssimas em detalhes -- e instrumentos são feitos a mão, tudo pela população que fica ansiosa e eufórica para esta época do ano.

As maiores e melhores quadrilhas do país no Piauí


A atração do estado é o chamado Festival Clube Quadrilhas. Em três dias de apresentação na Arena de Quadrilhas da Vila Junina, em Teresina, grupos de quadrilhas apresentam um verdadeiro espetáculo. Carros alegóricos, fantasias, coreografias e histórias diferentes competem pelo melhor grupo de quadrilha que, posteriormente, irá representar o Piauí em um campeonato com mais estados do Nordeste.

Segundo o G1, o grupo vencedor este ano, na 21ª edição, foi "Luar do São João" com a história sobre a relação de flores e o amor. Foram 102 bailarinos e uma produção de R$ 130 mil ao todo. Veja a apresentação no vídeo!

O 'Maior São João do Mundo' na Paraíba


São esperados mais de dois milhões de pessoas nos mais de 40 mil metros quadrados do Parque do Povo, em Campina Grande. O 'Maior São João do Mundo", como é denominado, dura o mês inteiro, regado a xote, xaxado, baião e muito forró.

Durante o período, acontecem apresentações musicais de ícones da música, como Elba Ramalho, Aviões do Forró e Zé Ramalho. Além das quase 100 atrações, acontecem atividades esportivas, como caminhadas, corrida de jegue, corrida dos namorados, corrida de carroças, passeio ciclístico, pau-de-sebo e cavalgada.

O agito e diversidade de Caruaru em Pernambuco


A principal comemoração do estado fica a 130 km da capital, em Curuaru. O São João da cidade possui seis polos com atrações diferentes em cada um. Entre eles uma cidade fictícia para amostra de artezanatos e artistas locais, e um graande espaço para shows.

Para se ter ideia de como a festa faz sucesso, 80 atrações foram selecionadas, como Elba Ramalho, Azulão, Aviões do Forró, Margareth Menezes e Zezé de Camargo e Luciano. A prefeitura investiu 12 milhões de reais e espera cerca de 200 milhões de pessoas passem por lá, nos 30 dias de festa.

Para melhorar ainda mais a festa, ela é regada a forró e não deixa de ter as tradicionais apresentações de quadrilha. E fica melhor: a federação de quadrilhas do estado informa que alguns grupos chegam a ter 15% da formação composta por travestis e transexuais. É para não deixar NINGUÉM de fora!

Não só do Carnaval vive a Bahia

Se a folia toma conta das ruas no Carnaval, não é muito diferente durante as celebrações de São João. Na Bahia, as festas acontecem em várias cidades e as pessoas ocupam calçadas com barraquinhas, fogueiras, música e dança. Tudo que existe de mais tradicional em uma festa junina, acontece em massa por todo o estado e durante todo o mês.