ENTRETENIMENTO
27/06/2015 22:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

Como as personagens de 'Orange Is The New Black' foram presas? Isto é o que sabemos até agora

O que você consegue lembrar sobre o passado das mulheres da penitenciária Litchfield, em "Orange Is The New Black"?

Já faz um ano que a série estreou, então, por isso, não vamos te culpar se os detalhes sobre Piper e as aventuras de suas “inimigas de Infância” na prisão não soar familiar para você.

Mas uma das coisas que mais gostamos dessa série é que ela não retrata apenas as complexidades do dia a dia na penitenciária. A cada episódio, há um profundo entendimento sobre cada personagem, através de flashbacks detalhados de suas vidas antes de serem presas -- o que explica como cada uma delas chegou até ali.

Vemos o que aconteceu com Watson para torná-la tão amarga, e o que realmente aconteceu com o noivo de Morello, como Red se tornou a mulher que é dentro da prisão e até porque a freira Jane, uma "serva de Deus", está na prisão. E você sente uma simpatia completa por cada uma delas assim que conhece a história, não sente?

Com a estreia da terceira temporada de OITNB, no último dia 12 de junho, mais histórias certamente vão surgir. Então, fizemos uma espécie de guia para as histórias que já foram apresentadas até agora, listadas de acordo com o nível de simpatia que sentimos por cada personagem.

Os crimes listados em [colchetes] querem dizer que suspeitamos do motivo que levou aquela pessoa à prisão, mas que não dispomos de muita informação.

*ALERTA DE SPOILERS*

Poussey Washington: [Venda de Maconha]

poussey

Poussey cresceu com um pai cujo trabalho militar fez com que viajassem por todo o mundo. Ao encontrar seu nicho em uma base na Alemanha, vemos Poussey se divertindo em uma festa do colégio, levemente recriminando um garoto americano por ele não ter aprendido a falar o idioma de sua namorada alemã -- e dar em cima dela.

Ela é jovem, está apaixonada e fumando muita maconha.

Mais tarde, vemos rapidamente seu pai dando uma má notícia: a família está sendo transferida de volta aos Estados Unidos.

Sabendo que o pai de sua namorada, um oficial alemão, havia descoberto o relacionamento das duas — o verdadeiro motivo para a transferência — Poussey o confronta em lágrimas.

Seu próprio pai intervém um pouco antes dela sacar uma arma de sua cintura e tentar matar o oficial -- que a ofende profundamente.

Nicky Nichols: [Uso de Heroína]

nicky nichols

A infância privilegiada de Nicky foi rapidamente seguida pelo uso de drogas. Um flashback mostra Nicky deitada em uma cama de hospital, com sua mãe lhe dizendo que foi operada e que recebeu transfusões de sangue devido a uma infecção bacteriana causada por agulhas sujas.

Descobrimos que foi criada basicamente por uma babá, enquanto a mãe passava o tempo todo com um namorado “babaca” em outro apartamento.

“Quero que você faça coisas que as mães fazem. Me abrace, me dê goles de água, qualquer coisa”, Nicky pede para a indiferente mãe no hospital. Um flashback posterior mostra Nicky, recém-chegada à prisão e sofrendo com a desintoxicação, sendo confortada por Red, que desempenha o papel da mãe dela na prisão.

Tasha "Taystee" Jefferson: Tráfico de Drogas

taystee

A segunda temporada mostra vários fatos do passado de Taystee — particularmente como ele está ligado ao de Vee.

Em seu flashback, vemos Taystee sob uma faixa que diz “Festival de Adoção Negra”, tentando atrair novos pais e xingando outras crianças que aparecem no caminho (mas ela sabe uns 50 dígitos do número Pi!).

Desanimada, ela aparece sentada em um banco de praça com uma raspadinha. E é aí que Vee chega e dá a Taystee seu icônico apelido (uma referência à pronúncia “tasty” em inglês, que significa saboroso).

Como percebe a proposta ilícita de Vee, Taystee tenta manter distância e prefere continuar morando no orfanato. Mais tarde, ela consegue um trabalho honesto, mas chato, em uma rede de fast-food até ser demitida e recorrer novamente a Vee, mostrando sua competência como contadora.

Em pouco tempo, ela e R.J., outro jovem protegido por Vee, criam um vínculo irmão-irmã preparando jantares de família. E quando R.J. é morto a tiros por um policial, Vee atua como um porto seguro. “Eu protejo meus bebês”, diz a Taystee.

Sophia Burset: Fraude de Cartão de Crédito

sophia burset

O episódio 3 da primeira temporada começa com um flashback de Sophia trabalhando como bombeiro, anos antes de se apresentar como mulher, tirando fotos dos dados de cartões de crédito das vítimas de incêndio.

Ela troca de roupa em um vestiário depois de seu turno, revelando sua lingerie rosa-choque. Mais tarde, vemos Sophia provando uma roupa brilhante em frente a sua esposa,

Crystal, que muito gentilmente sugere um número diferente, “mais clássico”, enquanto Sophia lamenta ter perdido a chance de trabalhar com roupas quando era adolescente.

O filho do casal, Michael, claramente tem uma relação difícil com o pai.

Um flashback mostra o doloroso desconforto que Michael sente quando ele e Sophia encontram um ex-colega de trabalho em uma loja de sapatos — mas antes Michael repara na carteira de Sophia, cheia de cartões de crédito. Quando as autoridades chegam para prendê-la por fraude, vemos Michael com a carteira e uma expressão de culpa.

Suzanne "Crazy Eyes" Warren: [Desconhecido]

crazy eyes

A primeira temporada revela os pais brancos, hilários emergentes, de “Crazy Eyes” (Olhos Loucos). E na segunda temporada, finalmente conhecemos seu passado. Suzanne foi adotada por um casal que pensava ser infértil, mas que no final conseguiu ter por “milagre” uma filha biológica, Grace.

Quando Suzanne não consegue segurar o “milagre” por mais do que alguns segundos no hospital, ela começa a fazer birra.

Uma gentil enfermeira, também negra, acalma a garota fazendo coquinhos bantu em seu cabelo, penteado que vai ser usado constantemente por Suzanne daquele momento em diante.

Outro flashback, seis anos depois, mostra as irmãs sendo levadas para uma festa do pijama na casa de uma das amigas de Grace.

A mãe de Suzanne defende com paixão sua tentativa de dar oportunidades iguais às duas filhas, quando a mãe da aniversariante dá a entender que não gostaria que Suzanne fosse à festa. (“É porque ela é negra?”).

Mas, na festa, ouvimos Grace implorar para que a irmã não se comporte de forma “estranha”. Os problemas mentais de Suzanne são óbvios, por isso não está claro porque sua mãe insiste tanto para que ela se encaixe em eventos sociais.

Finalmente, em sua formatura no colégio, vemos Suzanne perder o controle no momento de cantar uma música.

Lorna Morello: Fraude, Perseguição e Tentativa de Homicídio

morello

Em um dos flashbacks mais impressionantes até agora, descobrimos que nada do que Morello havia dito sobre seu esperado casamento era verdade. Além dela apenas ter saído uma vez com seu suposto noivo, Christopher, depois de o ter conhecido no correio, também o perseguiu.

Depois de seus inúmeros e-mails, ligações, mensagens no Facebook e recados ameaçadores deixados em seu carro, Christopher diz em seu depoimento no tribunal que teve que se mudar duas vezes para escapar dela.

Mas ela o encontrou, indo tão longe ao ponto de colocar uma bomba caseira embaixo do carro da namorada dele.

Flashbacks anteriores mostram a vida caótica de Morello em casa — crianças barulhentas correndo enquanto um bebê apoiado na parede tropeça tentando colocar na boca um maço de cigarros, e o patriarca da família sentado sem fazer nada em frente à TV.

Enquanto a irmã faz a maioria das tarefas domésticas, Lorna escapa para ver um filme (("Twilight", claro) e vai rapidamente para o quarto.

Vemos recortes infantis de revistas de noiva pendurados sobre a mesa, onde Lorna liga para o atendimento ao cliente, reclamando que seus sapatos de salto Prada nunca chegaram, ao mesmo tempo em que os admira dentro da caixa.

Sua irmã questiona como Lorna consegue comprar roupas tão boas. Sonhando acordada, Lorna arruma as malas para um “fim de semana fora” na praia de Nova Jersey com “seu namorado”— mas não aperta o botão.

Galina "Red" Reznikov: [Envolvimento com a Máfia Russa]

red oitnb

O flashback de Red mostra o restaurante/supermercado que ela comanda com o marido, que queria fazer negócios com um grupo de mafiosos russos.

Seguindo seu conselho, ela tenta fazer amizade com as mulheres dos mafiosos juntando-se a elas para fazer caminhada, mas acaba não agradando depois de fazer uma piada grosseira. Depois, vendo as mulheres caminhando sem ela, Red as confronta.

A líder do grupo critica a cor do cabelo de Red, que dá um soco em seu peito, furando um dos implantes de mama. Em vez dos 60 mil dólares exigidos pelo marido da mulher atingida como pagamento, os Reznikovs permitem que a máfia estoque algo na geladeira do restaurante.

Em outro flashback, no entanto, vemos que Red tem tino para os negócios. Enquanto serve seu marido e os sócios no restaurante, ela faz uma proposta que é levada a sério. Depois, o casal inverte os papéis — Red encontra seu lugar na mesa dos empresários, não fora com suas mulheres ou enchendo os copos.

Dayanara & Aleida Diaz: Tráfico de Drogas

dayanara diaz

A dupla de mãe e filha na prisão parece sempre ter tido um relacionamento difícil. Daya, frequentemente cuidando dos vários irmãos mais novos na casa caindo aos pedaços da família, se ressente por Aleida não reconhecer seus esforços. Aleida, que deixou seu namorado cafajeste, Cesar, usar a cozinha para os negócios com tráfico de drogas — quando ele já não a levava para lugares caros —, se ressente que Daya o tenha seduzido.

Gloria Mendoza: Fraude do Cartão de Benefícios

gloria mendoza

Gloria e a irmã eram proprietárias de uma loja de conveniência, especializada em velas para orações e remédios à base de plantas.

Vemos um homem entrando na loja e exigindo um reembolso — sua vela não o havia ajudado a conseguir um novo trabalho, embora ele não tenha na verdade enviado nenhum currículo — e ela fica abalada.

Enquanto o homem olha os produtos, Gloria faz secretamente uma transação ilegal com benefícios do governo.

Por um cartão de 100 dólares, permite que um cliente compre uma caixa de cerveja e leve 50 dólares em dinheiro, cobrando o governo por uma mercadoria que não tinha vendido.

Em outro flashback, Arturo, seu violento namorado, aparece pedindo perdão (e, suspeitamos, não pela primeira vez). Ela relutantemente o aceita de volta.]

Algum tempo depois, quando desesperadamente tenta deixá-lo para sempre, Gloria é presa —denunciada pelo cliente insatisfeito — enquanto Arturo observa o dinheiro no caixa.

Quando Gloria já não está na loja, ele retorna para pegar o dinheiro, mas acidentalmente fica trancado no banheiro, derruba uma vela e morre queimado. Carma.

Miss Claudette: Assassinato

miss claudette

Uma Claudette jovem deixa o Haiti rumo a Nova York para pagar a dívida dos pais trabalhando como doméstica. Faz amizade com o homem que a trouxe, Baptiste, que aparentemente ganha a vida recrutando novas garotas.

Ele promete que tudo vai dar certo em sua nova vida. Ela se apaixona por ele em segredo, mas Baptiste casa com outra pessoa.

Anos depois, vemos que Claudette agora comanda uma empresa de limpeza. Quando vê hematomas no corpo de uma de suas jovens funcionárias, decide visitar o cliente responsável, o mata a facadas, mas deixa a casa impecavelmente limpa.

Rosa Cisneros: Assalto a banco

rosa cisneros

Em um flashback, Rosa está vivendo seu momento bem ao estilo do filme “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas” com seu marido Marco e duas outras pessoas num sedã modelo anos 50.

Ela e Marco se beijam antes do assalto pensando que, depois do serviço feito, fossem se beijar novamente (uma superstição dos ladrões ou algo parecido?).

Eles entram no banco com o clássico “coloque o dinheiro na bolsa, isso é um assalto”, as mãos de Rosa tremem ao segurar a arma — com certeza uma novata. Um guarda atira enquanto correm para o carro, atingindo Marco nas costas.

Ele cai sobre o colo de Rosa na parte de trás do carro, morto.

Depois, vemos Rosa no papel de Marcos, dando as coordenadas para um outro homem em um novo assalto (mas ele não segue o ritual dos dois beijinhos — dá azar).

A adrenalina pós-roubo domina Rosa. Ela sai do carro para roubar outro banco logo depois — sozinha, abandonada pelos parceiros — e é presa.

Janae Watson: Roubo

janae watson

Janae é atormentada pela triste impressão de que é muito competitiva para atrair os garotos. “Pare de se exibir!”, um deles grita durante uma corrida no pátio da escola, voltando para perseguir uma menina que eles pudessem “alcançar”.

Mas a corrida de Janae dá frutos – no colégio, seu treinador diz às colegas que vai tentar conseguir uma bolsa de estudos para ela. Depois, ela aparece em uma festa em um vestido apertado —ainda tentando se encaixar no padrão social menino-menina — e logo depois lhe pedem para ir embora. Ela é muito boa para ficar perto de “bandidos”. Tem potencial.

Mas Janae é presa depois de roubar uma loja com um amigo, muito pouco preocupada com seu futuro. De volta aos dias de brincadeiras na escola, ele grita para que ela corra mais devagar enquanto fogem dos policiais. Ela obedece.

Irmã Jane Ingalls: Invasão

sister jane

Jane sentiu o primeiro sabor de protesto logo depois de entrar para um convento. Em um flashback, a vemos sendo apresentada por uma freira mais velha, a quem Jane pergunta quanto tempo vai levar para que ela escute a voz de Jesus. A freira não sabe responder.

Logo depois, vemos Jane e duas amigas saindo de um Volkswagen, entusiasmadas com o protesto contra a guerra do qual haviam acabado de participar. Um evento, ao que parece, do qual não tinham autorização para participar.

“Não acredito; cai nas mãos das freiras erradas!”, Jane lamenta. Mas ela se divertiu.

Em outro flashback, vemos uma Irmã Jane mais velha invadindo uma propriedade com outras pessoas. Ela joga sangue falso em um edifício antigo enquanto uma pessoa tira fotos.

Depois, vemos Jane sentada com um pastor. Ela havia escrito um livro com várias passagens sugerindo que não estava mais sendo uma “freira padrão” pelas motivos certos. Deixou de receber ajuda da Igreja, que também parou de pagar seus honorários na Justiça.

Tricia Miller: Roubo

tricia miller

Lembra-se dela? A que tomou uma overdose? A história de Tricia é triste — passou a maior parte de sua vida nas ruas para escapar de uma situação familiar infeliz e “padrasto estuprador”.

A vemos pedindo esmolas com uma amiga na calçada e descobrimos que está roubando — mas anota tudo para que possa pagar de volta um dia. Depois, Tricia encontra a mesma amiga, com aparência limpa e saudável, com um emprego e um apartamento.

Tricia dá um rápido tchau, sem querer receber a caridade da amiga. Uma cena mostrando Tricia tentando pagar uma de suas dívidas — um par de fones de ouvido –, termina com ela correndo de um policial, depois de roubar um colar.

Cindy Hayes: [Roubo]

cindy oitnb

Trabalhando como uma hilária agente de segurança de aeroporto sedenta de poder, vemos Cindy revirando malas, roubando pertences, o que ela considera apropriado.

Depois, a vemos dando um iPad roubado para sua “irmãzinha” – que depois descobrimos que é filha de Cindy — como presente de aniversário.

Enquanto as duas saem para comprar sorvete, a mãe de Cindy está desapontada, mas não surpresa, ao saber que o iPad é roubado.

Comprovando depois sua irresponsabilidade, Cindy deixa a filha dentro do carro estacionado para conversar com um amigo por 10 – depois 20 minutos — “no máximo”. Naquela noite, sua mãe a confronta, lembrando Cindy por que é importante manter em segredo o fato dela ter uma filha.

Piper Chapman: Conspiração

piper chapman

Resumo: A loirinha Piper era apenas uma jovem despreocupada, recém-saída da universidade, viajando pelo mundo com sua namorada, Alex Vause, envolvida em um cartel de tráfico de drogas internacional, quando resolveu brincar muito de perto com o fogo.

Dez anos depois, está presa porque alguém (ALEX, claro) deu seu nome como cúmplice.

Seu relacionamento com Alex começou forte e rápido, mas começou a minguar à medida que Alex se envolvia cada vez mais com o mundo das drogas, deixando Piper por sua conta em hotéis de luxo como uma “patética dona de casa”.

O relacionamento acabou quando Alex exagerou no pedido de ajuda — depois de voar com uma mala cheia de dinheiro para o exterior, Piper prometeu não se arriscar mais. Foi embora no dia em que Alex soube que sua mãe havia morrido.

Em flashbacks nas temporadas 1 e 2, há poucos detalhes da vida de Piper. Ela conhece Alex em um bar. Piper e o noivo Larry fizeram uma desintoxicação com sucos juntos.

Piper foi atacada uma vez pela namorada de Alex, que buscou mais vingança queimando um saco de fezes (humanas?) em sua varanda.

Piper conheceu Larry porque ele estava cuidando da casa de sua melhor amiga Polly — onde Piper entrou depois de ser mordida por um cachorro – e a ajudou a tratar a perna ensanguentada.

Um dia Piper apresentou Alex para Polly e viu que as duas não se davam bem. Piper acredita que pode ter ficado grávida um dia.

Ela nunca foi de se arriscar quando era mais jovem, e no mais fiel estilo da religião protestante, foi ensinada a esconder seus sentimentos, mesmo sabendo que seu pai estava tendo um caso.

Alex Vause: Traficante de heroína

alex vause

Garotas cruéis costumavam atormentar Alex, chamando-a de “porquinha” e tirando sarro de seus sapatos baratos depois da escola.

Mas a mãe de Alex era uma mulher esforçada, trabalhando em vários empregos, tentando pagar as contas no fim do mês e criar a filha para reverenciar o pai ausente, um suposto astro do rock.

Quando Alex já está mais madura, encontra o pai, uma decepção imediata e previsível, em um apartamento sujo, cercado por fãs jovenzinhas.

Ele destaca os “seios fartos” de Alex e que seria muito errado dormir com a filha. Quando vai chorar no banheiro, Alex encontra o traficante do pai. E assim começa sua carreira no mundo das drogas.

Tiffany "Pennsatucky" Doggett: [Tentativa] de Assassinato

pennsatucky

Em um flashback, a vemos deitada em uma cama imunda com o namorado. Está grávida e quer fazer um aborto novamente. Ele tenta destacar os benefícios de ter um filho — as papinhas de bebê que vêm nos pacotes do governo podem encher uma panela!

Mas Pennsatucky acaba indo a uma clínica, despertando grogue da operação quando uma enfermeira faz uma piada sobre o prontuário da paciente. “Deveríamos te dar um cartão para perfurar, o sexto [aborto] é de graça”, diz indiferente.

Pennsatucky volta com uma arma, e escutamos um tiro —supostamente contra a enfermeira petulante que a “desrespeitou”.

Depois disso, a comunidade contra o aborto ficou tão satisfeita com sua atitude que conseguiu um bom advogado e uma pensão para sua família.

O momento em que Pennsatucky entra no tribunal sob uma salva de palmas, acreditamos, é quando começa seu excesso de devoção ao Cristianismo.

Yvonne "Vee" Parker: Tráfico de drogas

vee oitnb

Ufa, Vee. A maior parte de sua história revelamos com a de Taystee, a filha postiça para a qual mentiu e a de Red, uma amiga que ela traiu pelas costas.

Descobrimos no começo da segunda temporada que comandava um grupo de tráfico de drogas com crianças e adolescentes vulneráveis, manipulando-os com a oferta de algum tipo de estabilidade para suas vidas.

Na verdade, se ela não estivesse financiando seu estilo de vida com uma atividade moralmente condenável, a persona exterior de Vee não seria muito diferente de uma agradável dona de casa.

Ela prepara sopa de abóbora para Taystee e R.J., um de seus antigos ajudantes, e os critica por trazer junk food para casa.

Conforta Taystee quando R.J. é morto – uma tragédia, depois vamos saber, orquestrada por ela. Porque, por trás das gentilezas, Vee é a vilã da segunda temporada da qual na verdade não precisávamos.

Depois de descobrir que R.J. está fazendo negócio sozinho, Vee o seduz e pede que saia para fazer algumas coisas para ela. Ele se depara com um policial corrupto que joga uma arma para ele em uma armadilha, e o mata a tiros apesar de suas súplicas.

Mas Vee não é nova em Litchfield quando aparece na segunda temporada. É revelado que ela esteve presa outras duas vezes – e estava acostumada a comandar.

Vee fica amiga de Red, quando ambas entram na prisão ao mesmo tempo, oferecendo seus contatos e sugerindo que Red use sua conexão com “Neptune Produce”, um fornecedor da prisão, para fazer contrabando na cozinha da penitenciária.

Mas logo depois que Red segue seu conselho, Vee se intromete no negócio de Red. Quando ela tenta protestar, os comparsas de Vee a deixam ensanguentada no chão da cozinha.

A terceira temporada de OITNB em imagens


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 7 motivos para você não deixar de assistir à terceira temporada de 'Orange Is The New Black'

- Como 'Orange Is the New Black' deturpa os presídios femininos e por que isso importa

- Por que 'Orange is the New Black' é uma série feminista?