VIRAL
05/06/2015 19:24 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:19 -02

Após dar à luz, mamãe baleia imediatamente afaga bebê beluga

Qualquer pessoa que esteja enfrentando um dia difícil precisa olhar demoradamente e com atenção essa preciosa e sorridente filhote recém-nascida de baleia beluga, também conhecida como baleia-branca:

Artigo continua abaixo…

maris calf cover

No vídeo acima, é possível ver Maris, uma baleia-branca do Georgia Aquarium, em Atlanta, parindo uma linda filhote no Dia das Mães.

giving birth

Maris expelindo a filhote durante o parto

A filhote pesava cerca de 58 quilos e media 150 centímetros quando nasceu, de acordo com o Georgia Aquarium. Ainda não tem nome e, segundo o aquário, uma competição para a escolha do nome será anunciada nos próximos meses.

Ao nascer, a filhote nadou imediatamente até a superfície para tomar seu primeiro gole de ar, com a mamãe ajudando para que se mantivesse no topo.

gulp

Maris ajuda sua filhote a aspirar o ar pela primeira vez, segundos após o parto

Seja no aquário ou em seu habitat natural, os filhotes enfrentam uma série de desafios, disse Eric Gaglione, diretor de operações zoológicas, mamíferos e aves do Georgia Aquarium, em entrevista ao The Huffington Post. O primeiro ano de vida dos filhotes é o período mais crítico em seu desenvolvimento.

Durante esse período, disse Gaglione, “há grandes marcos que o animal deve atingir, [incluindo] o vínculo com a mãe, amamentação bem-sucedida, crescimento apropriado da espécie e desenvolvimento social, integração e socialização com outras belugas, e desmame do leite materno para comer peixes inteiros”.

nuzzle

Maris fazendo carinho em sua filhote

Maris, que faz parte do habitat Cold Water Quest no Georgia Aquarium — que era o maior aquário do mundo até 2012 —, atualmente não pode ser vista pelo público para que ela e a filhote possam “se dedicar uma à outra nessa fase crítica”, informou o aquário, acrescentando que permanece “cautelosamente otimista” para um resultado feliz e saudável.

Gaglione disse que a filhote ficará com a mãe num futuro próximo para que continue a crescer e aprender, enquanto a equipe monitora seu desenvolvimento. Ela será apresentada para outras baleias belugas no aquário quando atingir um tamanho e estágio de desenvolvimento adequados.

calf smiling

Você pode acompanhar Maris e o crescimento de seu bebê no blog do Georgia Aquarium.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Crianças interagindo com baleias: como aprendi uma lição (VÍDEO)

- Baleias jubartes do Brasil estão salvas da extinção

- Baleias azuis não sabem mesmo como evitar navios de carga, indica estudo