COMPORTAMENTO
03/06/2015 12:46 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:19 -02

Quem expressa gratidão tem um coração mais saudável, diz estudo

iStock

A gratidão não só aquece o coração como também pode torná-lo mais saudável, sugere um novo estudo.

Uma pesquisa publicada pela Associação Psicológica Americana descobriu que pacientes com problemas cardíacos assintomáticos mostraram redução nos níveis de marcadores inflamatórios no corpo, o que está relacionado a uma melhor saúde cardíaca.

O estudo acompanhou 186 homens e mulheres que mantiveram um diário de gratidão durante oito semanas enquanto recebiam cuidados clínicos regulares.

“Parece que um coração mais grato de fato é mais saudável, e um diário de gratidão é uma maneira simples de manter a saúde cardíaca”, escreve Paul J. Mills, professor de medicina familiar e saúde pública da Universidade da Califórnia, em San Diego. O estudo também descobriu que a gratidão contribuiu para o bem-estar emocional, que foi associado a humor e sono melhores.

Esta não é a primeira vez que pesquisadores descobrem associações positivas entre a gratidão e a saúde do coração. Um estudo publicado em 1995 no American Journal of Cardiology descobriu que emoções positivas e apreciação estão associadas a mudanças na variabilidade da frequência cardíaca.

As novas descobertas da APA também identificou mudanças na variabilidade da frequência cardíaca entre os pacientes estudados.

O resultado do estudo faz parte de um número crescente de razões para expressar gratidão. Pesquisas mostram que a gratidão pode aumentar o otimismo (http://greatergood.berkeley.edu/expandinggratitude), reforçar seus relacionamentos, melhorar seu sistema imune e compensar os efeitos do materialismo.

E vale a pena ser grato por tudo isso.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Lições poderosas de gratidão

- Dizer ‘obrigado' faz bem para a saúde (e ajuda a ter um sono mais tranquilo)

- 34 maneiras de se sentir mais feliz agora