NOTÍCIAS
29/05/2015 15:20 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:19 -02

Polícia Militar reprime com violência manifestantes desarmados em São Paulo (VÍDEOS)

Montagem/Reprodução Facebook

A violência policial marcou o protesto realizado na manhã desta sexta-feira (29) nos arredores da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital. Pelo menos cinco manifestantes ficaram feridos e um acabou preso pela Polícia Militar, que não deixou de usar da força até contra quem estava desarmado.

Em um vídeo, divulgado pela TV Globo, um policial projeta o seu corpo para fora da viatura e abre fogo de maneira indiscriminada contra manifestantes, que correm para longe dos policiais. Ao G1, o secretário de Segurança do Estado, Alexandre de Moraes, informou que o PM foi afastado e que a atitude “foi totalmente irregular”.

Imagens mostram policiais atirando em direção a um grupos de pessoas durante manifestação.

Posted by Folha de São Mateus on Sexta, 29 de maio de 2015


O nome do policial e o armamento usado por ele contra os manifestantes não foi divulgado pela secretaria.

Em outro ponto dos arredores da USP, uma caminhada com cerca de 300 pessoas resultou em mais confusão. Em um vídeo feito pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), um manifestante é arrastado para ter a sua mochila revistada. Os demais pedem calma aos policiais, que reagem com truculência. Uma jovem acaba sendo brutalmente agredida por um dos PMs.


De acordo com o G1, a vítima das agressões seria uma estudante de Letras, de 24 anos, que pediu para não ser identificada. Ela foi levada ao Hospital Universitário.

Em nota, o Sintusp repudiou a ação policial, a qual, segundo o sindicato, “descumpriu o que combinamos com ela, que era acompanhar a nossa caminhada do portão da USP à rodovia (Raposo Tavares)”.

Ainda ao G1, a secretaria de Segurança informou que o segundo vídeo, com a agressão à estudante, será avaliado para definir se cabe punição ao PM.

LEIA TAMBÉM

- Racismo e violência policial são apontados em CPI como maiores causas de homicídios de jovens

- PMs são condenados a 96 anos de prisão por obrigar 17 adolescentes a pular em rio

- ASSISTA: PM fora de controle abre fogo e mata motoboy em SP

- Mapa da Violência 2015 mostra que mais de 42 mil brasileiros foram mortos por armas de fogo no Brasil (ESTUDO)

- Procurador de Justiça pede mais ações do Ministério Público contra a violência policial no Brasil

- A saga da impunidade da violência policial no Brasil