NOTÍCIAS
26/05/2015 19:37 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:13 -02

Concurso fotográfico aproxima São Paulo e Nova York para falar de bicicleta

Divulgação

São Paulo e Nova York estão entre as maiores cidades do continente americano. Cada uma, seguindo as próprias características, implementa políticas que valorizam um meio de transporte que até pouco tempo atrás era quase invisível: a bicicleta.

Pensando nas similaridades e experiências que podem servir de inspiração mútua, o concurso fotográfico Invisível? SP | NYC acontece simultaneamente nas duas cidades. Aqui o tema é "Que São Paulo se torna visível por causa da bicicleta?".

A responsável pela iniciativa em São Paulo é a fotógrafa e professora Sylvia Sanches. "A ideia foi incentivar uma conversa fotográfica entre as duas cidades, para que os dois lados possam ver que muito é falado em outros lugares, o que está sendo feito e como está sendo feito", afirma Sanches. "Mais do que aprender com Nova York, é uma troca de experiências".

Para a fotógrafa, o colapso de São Paulo está fortalecendo a bicicleta, "um personagem que sempre esteve discreto nas ruas". Ela diz que "falar sobre bike é falar sobre a cidade, sobre qualidade de vida, relações humanas, acessos democráticos. Por isso, tanto em São Paulo quanto em Nova York, é fundamental que se dialogue com essa questão. E que melhor maneira de engajar as pessoas e tornar tudo isso visível do que a arte e a fotografia?”

Ao todo, serão selecionadas seis fotografias, três brasileiras e três norte americanas, por um júri de responsa. No Brasil será Daniele Dal Col, sócia-diretora da Galeria Superfície, Elcio Ohnuma, coordenador de fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design (SP) e Renata Falzoni, jornalista fundadora do portal de notícias Bike é Legal.

Todas as imagens enviadas, de Nova York e São Paulo, serão apresentadas juntas e misturadas nos sites Cicloutopia e BicycleUtopia. Ao final do concurso, ainda devem ocorrer exposições nas duas cidades e um ciclo de palestras, mas os eventos ainda não estão confirmados.

Serviço: Para participar do concurso, basta acessar o formulário online e enviar fotografias até o dia 30 de junho. Os prêmios incluem bolsas de estudos para cursos de curta duração na Escola Panamericana de Arte para os autores dos dois melhores trabalhos.

LEIA MAIS:

- ASSISTA: A importância das ciclofaixas -- se você ainda duvida -- em SP em 88 segundos

- CNH para ciclistas? Entenda o projeto de lei que está causando mal-entendido em BH

- Prefeitura de SP lança contador de ciclistas com transmissão ao vivo