COMPORTAMENTO
25/05/2015 13:55 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Pesquisa: Quer descobrir o segredo de uma pessoa? Faça ela rir!

Reprodução

Dizem que rir é o melhor remédio, mas uma nova pesquisa sugere que rir também pode fazer as pessoas revelar seus segredos.

Um estudo publicado na Human Nature descobriu que dar risada é um catalisador que faz com que as pessoas se abram e aumenta a possibilidade de que elas compartilhem detalhes de suas vidas pessoais.

Os pesquisadores do University College, em Londres, dividiram 122 estudantes em grupos de quatro pessoas. Os grupos então assistiram vídeos diferentes: um que provocaria gargalhadas (uma performance do comediante Michael McIntyre), um que estimularia sentimentos agradáveis (um trecho do documentário “Planet Earth”, com imagens de natureza e animais) e um para induzir sentimentos neutros (um vídeo sonolento que ensina a jogar golfe). Apesar de os participantes não interagirem entre si antes de ver os vídeos, eles assistiram aos clipes em grupos de quatro, com a premissa de que a risada é contagiante. Pesquisas indicam que as pessoas tem 30 vezes mais probabilidade de rir alto quando estão acompanhadas.

Os pesquisadores descobriram que os estudantes que viram o clipe do comediante tinham mais probabilidade de revelar detalhes íntimos sobre suas vidas. Frases como “Metade dos meus filmes prediletos são da Disney” e “Em janeiro quebrei a clavícula fazendo pole dancing” são exemplos de “declarações reveladoras altamente íntimas”. Frases não tão reveladoras (e um pouco genéricas), como “Sou de Cheltenham” e “Estou no primeiro ano no Worcester College”, foram mais prevalecentes entre os participantes que viram os dois outros vídeos.

Os autores do estudo sugerem que a risada é um fator de socialização que faz as pessoas se sentirem mais à vontade sobre os detalhes que querem comunicar. “Dada a importância de revelar informações sobre si mesmo no desenvolvimento de fortes laços sociais, é possível que o ato de rir influencie temporariamente a disposição das pessoas a revelar informações pessoais”, afirma o estudo.

Isso poderia potencialmente explicar por que você acha que seus melhores amigos também são os mais engraçados; a risada deixa às pessoas à vontade o suficiente para baixar a guarda, o que as faz se sentir mais conectadas (menos conversinha, mas conversa de verdade). Risada e leveza são associadas a redução do estresse e níveis mais saudáveis de pressão arterial e açúcar no sangue, assim como um sistema imunológico mais forte. Veja abaixo uma lhama e um pug representando seus personagens favoritos da TV para ter alguns dos benefícios maravilhosos de uma boa gargalhada.

Lhama

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.


LEIA MAIS:

- Sorria, meu bem! Veja 10 motivos para sorrir

- Alerta de fofura: este cachorro sabe sorrir e faz isso muito bem (VÍDEO)

- Cinco coisas que seu sorriso diz sobre você