COMPORTAMENTO

10 citações que mudaram a forma como vemos o mundo

19/05/2015 16:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02
WALTER DHLADHLA via Getty Images
MMABATHO, SOUTH AFRICA: South African National Congress (ANC) President Nelson Mandela gives 15 March 1994 in Mmabatho a clenched fist to supporters upon his arrival for his first election rally for 27 April general elections. (Photo credit should read WALTER DHLADHLA/AFP/Getty Images)

A maioria dos momentos históricos não podem ser resumidos em uma única citação. Hoje, muitas vezes, as ações dos líderes globais têm se mostrado mais importantes do que a retórica.

Ainda assim, ao longo da história, existem muitos casos em que o poder das palavras foi claro o suficiente.

Algumas dessas citações mostram os melhores ímpetos da humanidade, e algumas os piores, enquanto outras tornaram-se uma forma indescritível de representar os eventos que mudaram o mundo.

As dez citações abaixo mudaram a forma como a humanidade olha o mundo de alguma maneira.

"Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade."

- Neil Armstrong


neil armstrong moon

O astronauta Neil Armstrong sorri dentro do Módulo Lunar em 20 de julho de 1969. (Foto: NASA/Newsmakers)

As palavras exatas proferidas por Neil Armstrong, em 1969, enquanto ele descia as escadas da Apollo 11 na superfície da Lua, podem ser questionadas.

Com a citação às vezes repetida como "para os homens", em vez de "para um homem," consta que Armstrong insistiu para que um biógrafo incluísse a palavra adicional (em inglês “for a man” em vez de “for man”).

A transcrição da NASA reflete a visão de Armstrong - embora a maior parte do mundo não tenha ouvido nenhum "um". Especialistas em áudio analisaram a gravação e dizem que ela permanece um tanto ambígua.

"Os proletários nada têm a perder a não ser seus grilhões. Eles têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!"

Karl Marx e Friedrich Engels

karl marx

A escultura do busto do teórico comunista alemão Karl Marx, na cidade alemã, Chemnitz, em 17 de junho de 2008.

(Foto: UWE MEINHOLD/AFP/Getty Images)

Às vezes erroneamente citado como "trabalhadores do mundo, uni-vos", a citação é talvez a frase mais memorável de "O Manifesto Comunista".

Originalmente publicado em 1848, em alemão, o trabalho era um forte apelo à ação que influenciaria revolucionários e governos de todo o mundo.

Com o tempo, o pensamento marxista e comunista se tornou tão difundido que criou mudanças titânicas na ordem política mundial, criando as bases para a União Soviética.

"Eu nutri o ideal de uma sociedade democrática e livre, em que todas as pessoas convivam em harmonia e têm oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal para o qual estou preparado para morrer."

- Nelson Mandela

mandela Nelson Mandela fecha o punho para os seus seguidores, após a sua chegada em 15 de março de 1994, para o seu primeiro comício eleitoral para as eleições gerais de 27 de abril. (Foto: WALTER DHLADHLA/AFP/Getty Images)

As frases finais da declaração da defesa de Nelson Mandela, em seu julgamento de 1964, são um testemunho de sua dedicação, bem como de sua habilidade retórica.

Um ativista incansável contra o regime brutalmente racista do apartheid sul-africano, Mandela foi condenado por quatro acusações de sabotagem no julgamento e enviado para a prisão com sentença de prisão perpétua. Ele foi solto após 27 anos de prisão, a maioria deles em Robben Island, e em 1994 ganhou as primeiras eleições livres da África do Sul.

"Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos pequenos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela sua cor da pele, e sim pelo seu caráter"

- Martin Luther King


martin luther king

O líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. (centro) acena aos seus seguidores em 28 de agosto de 1963, no Mall, em Washington, DC, durante a "Marcha em Washington".(Foto AFP/AFP/Getty Images)

O discurso de Martin Luther King "Eu tenho um sonho" permanece como um dos momentos mais inspiradores do movimento dos direitos civis americanos e um forte apelo para a igualdade no que era então uma nação segregada. Antes do discurso, King tinha sido desaconselhado pelo seu assessor, Wyatt Walker, de usar o seu agora famoso "Eu tenho um sonho". Ele achava que era muito clichê e já tinha sido muito usado por King antes.

"Apesar de tudo, eu ainda acredito que as pessoas, no fundo, são boas."

- Anne Frank


anne frank

Um exemplar da primeira edição de Anne Frank: Diary of a Young Girl é exibido na exposição no Centro de Anne Frank nos EUA, em 26 de março de 2012, em Nova York. (Foto: Andrew Burton/Getty Images)

Escritas no seu diário, no dia 15 de julho de 1944, as palavras de Anne Frank refletem sua visão inspiradora durante um dos piores acontecimentos da história da humanidade.

Após a sua publicação em 1947, o diário se tornou uma referência incrivelmente importante e célebre do Holocausto. Nas palavras dela vislumbramos os horrores do nazismo, e servem para nos lembrar que nunca devemos esquecer a tragédia que ela e um número estimado de 6 milhões de outros judeus viveram durante a Segunda Guerra Mundial.

"Sr. Gorbachev, derrube este muro"

- Ronald Reagan


reagan berlin wall

O Presidente americano Ronald Reagan cumprimenta a multidão após seu discurso em frente ao Portão de Brandenburgo, em Berlim Ocidental, em 12 de junho de 1987. (AP PHOTO/Ira Schwartz)

Ditas no discurso histórico de 1987, o Presidente Reagan convidou o líder soviético Mikhail Gorbachev a derrubar o Muro de Berlim, que dividia a cidade entre a democrática Alemanha ocidental e a comunista Berlim Oriental.

Ainda que o discurso não tivesse recebido muita divulgação na época, ele passou a ser visto como um símbolo dos últimos anos da Guerra Fria e o fim da União Soviética.

O muro caiu em 1989, quando Reagan já estava fora do governo. Sua queda ocorreu devido a uma série de fatores, ao contrário do que se pensa sobre a pressão só dos Estados Unidos, mas de reformas econômicas e políticas que Gorbachev tinha iniciado em 1985.

"Agora eu me torno a morte, o destruidor de mundos."

- Robert Oppenheimer


trinity atomic bomb
Uma foto de 05 de dezembro de 1958, do Dr. J. Robert Oppenheimer. Oppenheimer liderou a equipe que desenvolveu a primeira explosão atômica do mundo. (Foto AP)

Conhecido por ser o diretor técnico do Projeto Manhattan, que produziu a bomba atômica, Robert Oppenheimer disse mais tarde que esta citação da escritura hindu Bhagavad Gita entrou na sua mente quando testemunhou o primeiro bem-sucedido teste.

O imenso peso moral que Oppenheimer sentiu após a criação da bomba atômica ficou com ele até a sua morte em 1967.

As armas nucleares desenvolvidas por Oppenheimer e sua equipe marcaram o início de uma nova era que mudou para sempre o cálculo da guerra entre as nações.

O único caso do uso de armas nucleares na guerra foi em 1945, quando os EUA bombardearam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, resultando nas mortes de centenas de milhares de pessoas pelas explosões e pela radiação subsequente.

"Se a escravidão não é errada, então nada é errado."

- Abraham Lincoln


abraham lincoln

A estátua de Abraham Lincoln, do artista Daniel Chester French é vista no Lincoln Memorial, em 01 de abril de 2015, em Washington, DC (MANDEL NGAN /AFP/Getty)

Escrita no dia 4 de abril de 1864, a carta, uma declaração franca do presidente Abraham Lincoln, mostra a sua oposição à escravidão. Ela foi entregue apenas um ano antes de seu assassinato.

Sob Lincoln, a Proclamação da Emancipação foi um grande passo no sentido de ajudar a abolição da escravatura no país, e logo após a sua morte, a 13ª Emenda à Constituição terminou formalmente a horrível prática.

"Uma revolução não é um jantar."

- Mao Zedong


mao zedong

Oficiais chineses das forças de segurança paramilitares estão de pé sob um retrato do falecido Mao Tsé-Tung, 02 de junho de 2014, em Pequim, na China.

(Foto: Kevin Frayer/Getty Images)

Esta citação está em um Relatório sobre uma Investigação do Movimento Camponês em Hunan, de 1927, de Mao Tsé-Tung, e é parte de uma longa passagem de seus pensamentos sobre a necessidade de derrubar a classe dominante através do uso da violência.

A revolução de Mao, embora sangrenta, foi um sucesso, fundando a República Popular da China em 1949. Seu governo lançou uma longa e escura sombra sobre a história da China moderna. As políticas implementadas por Mao resultaram na morte de dezenas de milhões de chineses.

"Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo."

- Malala Yousafzai


malala un

Malala Yousafzai, uma ativista a favor da educação e dos direitos das mulheres, assiste a uma conferência sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, 18 de agosto de 2014, em Nova York.

(Foto: Andrew Burton/Getty Images)

Depois de ser baleada na cabeça a caminho da escola, por forças do Talibã, Malala Yousafzai tornou-se uma das vozes mais proeminentes do mundo pelo direito à educação.

Em seu discurso na Organização das Nações Unidas em 12 de julho de 2013, ela fez uma chamada inspiradora para a educação global e pela luta contra o terrorismo.

Na época, ela tinha apenas 16 anos de idade, e desde então ela continuou sua campanha e recebeu um Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho.

Tradução: Simone Palma

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

8 frases de Sheldon Cooper que são lições de vida (GIFS)

7 frases de Emma Watson que vão desafiar sua opinião sobre os jovens de Hollywood

9 frases de celebridades que vão mudar o que você pensa sobre doenças mentais