NOTÍCIAS
17/05/2015 02:32 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Por que o Rio de Janeiro é o paraíso da escalada no Brasil

Kika Bradford

O Rio de Janeiro é uma das cidades com mais áreas de escalada em região metropolitana no mundo. Os paredões de granito se espalham por vários bairros da capital fluminense, que contabiliza mais de 260 vias de escalada, segundo a Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro (Femerj).

Muitos moradores da cidade são praticantes do esporte e costumam acordar mais cedo para escalar antes do trabalho. Não estranhe se, às 6h da manhã, encontrar alguém com uma mochila cheia de cordas e cadeirinha presa na cintura. Para além das famosas praias, os paredões da Cidade Maravilhosa também atraem turistas de todo o mundo.

Veja a seguir as melhores áreas de escalada no Rio de Janeiro:

10 melhores picos de escalada no Rio


A cidade já tem uma tradição tão forte de montanhismo que, entre os dias 1º e 3 de maio, foi comemorada a 28ª Abertura da Temporada de Montanhismo na cidade. Um evento que celebra o início do período com menor índice de chuvas no ano, mais adequado à prática esportiva, que se estende até meados de setembro.

Essa comemoração fez parte da programação da Segunda Semana Brasileira de Montanhismo, evento com debates, oficinas e palestras sobre o tema. Kika Bradford, organizadora do evento e presidente da Femerj, contou que o foco das discussões ficou no desafio de se equilibrar a preservação da natureza com a visitação em parques e reservas pelo Brasil

"Analisamos diversos casos de como a visitação pode promover a conservação. É verdade que às vezes a visitação traz impactos negativos, mas é preciso fazer a gestão para otimizar o uso dos parques e todos saírem ganhando", afirmou Kika.

"Existem diversas técnicas e ferramentas de manejo que permitem fazer a conservação, mas a realidade é que muitos gestores acabam proibindo a entrada do público para não ter trabalho", acrescentou.

cine montanha

Foram feitas sessões de cinema ao ar livre, com temas de esportes radicais, além do Campeonato Brasileiro de Boulder, uma modalidade extremamente técnica da escalada, com vias curtas que requerem potência.

campeonato boulder

Mais de 4 mil pessoas participaram do evento, além de 11 entidades de escalada filiadas à Femerj e associações de outros oito estados.

LEIA MAIS:

- Pode ser o fim das escaladas no Everest este ano

- Millie, uma gatinha aventureira que adora escaladas (FOTOS)

- Velejador brasileiro enfrenta até ciclone em regata de volta ao mundo