ENTRETENIMENTO
15/05/2015 08:25 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

B.B. King, o 'Rei do Blues', morre aos 89 anos em Las Vegas (EUA)

Paul A. Hebert/Invision/AP

Lenda do blues norte-americano, B.B. King morreu na noite desta quinta-feira (14), em Las Vegas (EUA), por volta das 21h40 (hora local, 1h40 desta sexta-feira de Brasília), aos 89 anos. O músico, segundo o seu advogado, Brent Bryson, morreu tranquilamente em sua cama. Os preparativos do funeral já estão em andamento, informou Bryson.

King sofria de diabetes e mostrou declínio no seu estado de saúde no último ano. O bluesman desmaiou durante um concerto em Chicago em outubro passado - na ocasião, alegou que os motivos eram desidratação e exaustão. Ele passava por cuidados paliativos em sua casa, em Las Vegas.

No último dia 1º de maio, ele deixou uma última mensagem aos fãs, afirmando que seguia sob cuidados médicos e agradecendo às orações e mensagens de carinho.

A Message From B,B,"I am in home hospice care at my residence in Las Vegas.Thanks to all for your well wishes and prayers."B.B. King

Posted by BB King on Sexta, 1 de maio de 2015


Nascido em 16 de setembro de 1925 no Mississippi, Riley Ben King iniciou sua carreira em 1948 e passou sua vida artística acompanhado de sua guitarra Gibson, carinhosamente batizada de Lucille.

"Ser um cantor de blues é como ser negro duas vezes", escreveu King em sua autobiografia, Blues All Around Me, sobre a falta de respeito ao estilo musical em comparação ao rock e jazz. "Enquanto o movimento de direitos civis lutava pelo respeito ao povo negro, eu sentia que estava lutando pelo respeito ao blues", acrescentou.

Em 2003, a revista Rolling Stone listou os 100 maiores guitarristas de todos os tempos, e colocou King em 3º, atrás de Jimi Hendrix e Duane Allman.

Conhecido como o Rei do Blues, o músico, que inspirou gerações de guitarristas, incluindo o inglês Eric Clapton, vendeu milhões de discos em todo o mundo e ganhou 15 prêmios Grammy - além de ter sido incluído no Blues Foundation Hall of Fame and the Rock and Roll Hall of Fame.

LEIA TAMBÉM

- Slash, ex-Guns n' Roses, escolhe os melhores guitarristas de todos os tempos

- Garoto de 2 anos é um verdadeiro talento do Blues (VÍDEO)

- Melhores discos de 2014: 52 álbuns que você deveria ter ouvido (FOTOS)