NOTÍCIAS
12/05/2015 08:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Nepal é atingido por novo terremoto de 7.3 graus

Reuters

Um novo terremoto de magnitude 7.3 graus atingiu o Nepal nesta terça-feira (12). Há menos de três semanas, o país foi atingido pelo tremor mais violento dos últimos 80 anos.

Muitas das construções que desabaram nesta terça já haviam sido danificadas pelo tremor que atingiu o país no dia 25 de abril.

De acordo com dados preliminares do governo, pelo menos 29 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas neste segundo tremor, cujo epicentro foi a 83 quilômetros da capital, Katmandu, perto do monte Everest. Uma série de tremores secundários, o mais intenso de magnitude 6.3 foram sentidos após o terremoto principal.

No principal hospital do distrito de Chautara, a leste da capital nepalesa, os pacientes que ficaram feridos no final de abril foram retirados em cadeiras de rodas, enquanto o pessoal de saúde começou a montar tendas na área do estacionamento.

De acordo com o Nepali Times, o primeiro-ministro Sushil Koirala pediu que as pessoas permaneçam "calmas, unidas e pacientes".

O abalo também foi sentido na Índia, em Nova Déli, a cerca de mil quilômetros do epicentro. Vários edifícios de escritórios foram evacuados na capital indiana. A polícia nepalesa pediu para a população ficar fora de edifícios.

Outras cidades do norte da Índia também foram afetadas, incluindo Bihar, onde imagens de televisão mostraram os moradores nas ruas. O terremoto de 25 de abril deixou cerca de cem mortos na Índia.

(Com informações das agências de notícias.)