MULHERES
06/05/2015 14:22 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

7 pequenos hábitos do dia a dia que vão mudar a sua vida

iStock

No Quora, site americano de perguntas e respostas, um usuário perguntou: "Quais são alguns bons 'mini-hábitos' para sentir felicidade todo dia?". Centenas de usuários publicaram respostas e Rizwan Aseem, um deles, foi mais longe e se tornou uma das respostas mais populares da rede social. Você também pode participar. Aqui estão as melhores respostas:

***

Por Rizwan Aseem

Aqui estão sete mini-hábitos que levam literalmente 5 minutos ou menos para fazer, mas que mudarão a sua vida imediatamente.

Você não precisar gastar anos da sua vida para desenvolver esses hábitos e ninguém pede que você se estresse por isso. Mas estes simples hábitos podem mudar a direção da sua vida e mostram exatamente como alcançar o sucesso que você quer.

1. Faça a sua cama assim que acordar


Compartilho com vocês o lugar mais importante na minha casa: o meu quarto! É a primeira vez que arrumo a cama de manhã e nem lembro mais quando foi isso... geralmente eu só arrumo a cama quando lavo os lençóis, mas eu me inspirei em @happymamawithamy para fazer de meu lugar de descanso um lugar mais agradável todas as noites. #sleep #slumber #mademybed #resttime #recharge #zzzzzz

E faça disso um excelente trabalho. Estenda os lençóis, alise as rugas e dobre os cobertores perfeitamente.

Há dois benefícios muito tangíveis ao fazer perfeitamente a cama de manhã.

Em primeiro lugar, você conclui uma tarefa imediatamente após acordar e, desta forma, você está começando o seu dia com uma ajudinha na sua autoestima ao concluir algo e ao fazer isso bem.

Em segundo lugar, quando você chega em casa depois de um dia cansativo, quando você perdeu oportunidades em outras áreas, quando as coisas não saíram bem do seu jeito... você vai voltar para casa com uma cama perfeitamente arrumada. Não haverá nenhum obstáculo entre você e uma boa noite de sono. A cama arrumada irá lembrá-lo de que se saiu muito bem na parte da manhã e isso fará com que você durma ansioso pelo dia seguinte. "A primeira coisa que você faz de manhã" é uma espécie de metáfora; basta apenas arrumar a cama antes de começar o seu dia.

2. Coloque as coisas no lugar certo


Dicas Simples para Manter-se Organizado

Se tirar do lugar, ponha de volta

Se abrir, feche

Se provar, pendure

Se sujar, lave

Se não usar, desfaça-se

Se não caber, doe

Se estragou, descarte

Se é tralha, jogue fora

Se é conta, pague

Se agendou, anote

Isso aqui é ótimo para pais E filhos! Eu sou uma pessoa que adora listas! Como você se mantém organizado? #family #organized #list

Não importa o que você usa durante o dia, assim que terminar de usar, guarde no lugar certo.

Terminou de polir seus sapatos? Coloque de volta a graxa e a escova de sapatos no lugar certo. Cozinhou? Coloque de volta todos os utensílios ao lugar a que pertencem. Terminou de assistir a um DVD? Coloque-o de volta na caixa e na prateleira certa.

Toda vez que você coloca as coisas de volta ao lugar a que pertencem, você está imediatamente cuidando de algumas funções na sua vida.

Em primeiro lugar, você está limpando a bagunça na hora. A eliminação da desordem ajuda a pensar melhor e ter uma vida mais organizada.

Em segundo lugar, da próxima vez que você precisar encontrar algo, você não tem que procurar. Você saberá onde está. Se você colocar as chaves do carro no mesmo lugar todos os dias, você não terá que procurá-las. Você sempre saberá onde elas estão. Isso economiza muito tempo.

3. Organize a bagunça antes de ir dormir

For my wonderful, messy brother! #love #cleanyourmess

A photo posted by stillfluffy (@stillfluffy) on


O saco de lixo foi inventado por Harry Wasylyk em 1950 e é usado até hoje para tirar o lixo do quarto. Legal, né?

Para meu maravilhoso e bagunceiro irmão! #love #cleanyourmess

Isto pode parecer um hábito de mais de 5 minutos, mas não é quando praticado de forma consistente.

Muitas vezes acabamos cansados à noite e tem pratos na pia, roupas espalhadas pelo quarto, revistas sobre a mesa do café... isto tudo é uma bagunça nas nossas vidas.

Quando acordamos de manhã, em vez de nossas mentes se concentrarem nas coisas que temos para fazer, ela se concentra nestas bagunças e nosso cérebro funciona mal. Você não está se concentrando nas coisas que você tem que fazer, nem nas coisas que irão lhe dar um melhor retorno sobre o tempo investido.

Por isso, desenvolva o hábito de arrumar qualquer desordem em casa. Isso ajudará você a ter a mente mais limpa, mais clara para pensar e se concentrar em coisas que você queira realmente alcançar.

4. Planeje o seu dia em um post-it

#quotes #sayings #postitnote #positivity #bestquotes #scribbles #pencil #notes www.whatiseewhenilookat.com

A photo posted by whatiseewhenilookat (@whatiseewhen) on


Eu construirei uma fortaleza das pedras que jogarem em mim

Eu costumava ter uma extensa lista de coisas para fazer, com diferentes contextos e mais listas de coisas em diferentes áreas da minha vida. Nunca funcionou. Eu falhava nisso e me sentia mal no fim do dia.

Até que eu comecei a usar a técnica do post-it.

Tudo o que você tem que fazer amanhã, anote e em seguida escolha os maiores e melhores projetos dessa lista e coloque-os em um post-it. Estes projetos são os que vão provocar o maior impacto em sua vida. Faça isso e esqueça o resto.

Do ponto de vista do trabalho você escreve as 3 coisas que você pode fazer e que irão trazer maior impacto ao seu trabalho e ao seu empregador.

Você pode perguntar ao seu chefe... "Qual é o resultado, a coisa mais importante, que impactará mais a sua empresa?" ou "Quais são os resultados que eu preciso entregar?" Isso irá ajudá-lo a esclarecer imediatamente o que seu empregador valoriza mais e vai levá-lo a se dedicar mais a essas atividades.

Mas só anote três coisas no post-it.

Eu tenho notado que fazer três coisas todos os dias tem mais impacto na sua vida do que escrever 10 e fazer 7. Sua mente vai manter o foco no que você não fez e aí você perde produtividade e dorme no dia seguinte.

Então anote apenas 3 coisas em um post-it e conclua essas três coisas todos os dias.

5. Tenha entusiasmo

A photo posted by @lauraskilling on


"Comecei a perceber como era importante ter entusiasmo na vida. Se você tem interesse em algo, não importa o que for, se jogue. Abrace essa oportunidade com toda sua força, ame-a e, sobretudo, apaixone-se por ela." Roald Dahl

Muitas pessoas passam pela vida com os ombros curvados, com a cara amarrada e rugas na testa. Esses são céticos com tudo, com o novo emprego, com a nova responsabilidade, com algo novo que seu cônjuge diz.

Eu costumava ser assim e acabei ficando careca. Anos mais tarde eu mudei minha visão sobre a vida e passei a ter mais entusiasmo. Eu não ficava entusiasmado só em sair de férias, ou passar um tempo fora do trabalho... mas com tudo na minha vida.

Se alguém compartilha uma ideia comigo, eu fico entusiasmado com isso, eu salto a bordo e ajudo a chegar na "fase de execução". Pode ser que a ideia não funcione, mas nunca por falta de entusiasmo. Isso me ajudou a fazer mais amigos, me tornar mais relaxado ao lidar com os outros e tem aberto portas que nunca teriam sido abertas de outra forma.

6. Trate todo estranho como amigo


Me desculpe por bloquear a sua vaga! Aceita um cafezinho? É por minha conta.

____________________

Em vez de olhar para os estranhos com certo cuidado, trate-os de braços abertos. Receba-os em seu espaço privado.

Aproxime-se deles com os braços abertos, sorriso largo e sem medo... eles serão naturalmente atraídos por você e por querer ajudá-los.

Você não está fazendo isso só para conseguir alguma coisa deles. Tanto você quanto o desconhecido estão passando por uma dura jornada chamada vida... torna-se muito mais fácil quando você tem amigos.

Seja aquele amigo para essa pessoa e trate cada encontro como se você estivesse encontrando esse amigo. É bem provável que vocês dois assistam aos mesmos programas de TV, leiam os mesmos livros, e tenham algumas outras coisas em comum; se você começar a falar, você vai se divertir muito.

7. Vista-se ligeiramente melhor do que a ocasião pede

A photo posted by Diane PS (@diane.kristine) on


Quando você está saindo com seus amigos para assistir a um jogo, não use calças folgadas e uma camiseta. Coloque seus jeans e uma camisa. Quando você estiver visitando amigos, não basta usar calças jeans e camisa, coloque em uma jaqueta também.

Você deve se vestir um pouco melhor do que a ocasião pede. Sim, você vai se destacar... mas você vai se destacar de uma forma positiva em relação a todos os outros.

Estes são os sete mini-hábitos que você pode implementar e com eles mudar drasticamente sua vida. Não leva muito tempo para se colocar em prática. Eles não exigem um monte de dinheiro ou esforço. Mas eles exigem o seu compromisso.

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

13 hábitos que causam stress sem que você perceba

12 hábitos das pessoas que nunca ficam cansadas

7 hábitos dos líderes naturais que você deve adotar para a sua vida