COMPORTAMENTO
03/05/2015 10:08 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

11 coisas que você jamais deveria dizer a pais e mães solteiros

flickr.com/Giusi Barbiani

Ser mãe ou pai solteiros dá muito trabalho. E sabe o que dá ainda mais trabalho? As perguntas e os "conselhos" que você recebe de pessoas que não têm ideia de como é estar no seu lugar.

Abaixo, reunimos uma lista de 11 coisas que os pais e mães solteiras estão cansados de ouvir. Da próxima vez que você se deparar com uma mãe solteira ou um pai solteiro, facilite as coisas para eles e, gentilmente, evite repetir qualquer um destes comentários.

"Meu marido está viajando a trabalho esta semana, então eu sei como é ser mãe solteira!”

Pode parar por aí. Ter um cônjuge que viaja frequentemente a trabalho não se compara de forma alguma a criar uma criança sozinha. Quando a viagem de negócios acabar o seu parceiro vai entrar por aquela porta, mais uma vez, e você vai aproveitar para descarregar nele um pouco da pressão relacionada às crianças (fraldas, birras e as pesquisas escolares de última hora, ai ai!). Com sorte ele (ou ela) também vai oferecer um beijo de agradecimento pelo trabalho extra. Uma mãe solteira não tem esse luxo.

“Ei, pelo menos agora você tem tempo pra você.”

Sim, mas é uma faca de dois gumes. Você pode até conseguir descansar um pouco das crianças quando o seu ex fica com elas, mas o que acontece mais frequentemente é que você usa esse tempo para lavar roupa e tirar o máximo de cochilos possível.

E, embora a pausa seja boa, às vezes é difícil evitar a sensação de que você está perdendo uma boa parte da vida dos seus filhos quando eles estão com o seu ex. Como dissemos, é uma faca de dois gumes.

“Deve ser difícil encontrar alguém que queira namorar um pai ou uma mãe com bagagem.”

Espera aí, como assim? Se alguém que está interessado em ter um relacionamento amoroso com você e, ao mesmo tempo, não está preparado para abraçar seus filhos, ele ou ela não deveria estar namorando você, pra começo de conversa. É simples assim. As crianças e os pais fazem parte do pacote.

“Você deveria tentar passar mais tempo com as crianças! Trabalhe um pouco menos.”

É isso aí. Se o dinheiro crescesse em árvores.

“Você deve ser tão sozinho. Você precisa começar a sair mais.”

Quem está com pressa? A escolha de ficar solteiro é muitas vezes só isso - uma escolha. Há uma grande diferença entre ser sozinho e estar sozinho, e um bom pai ou mãe solteiros entendem isso.

“Você tentou fazer dar certo?”

Não, ele se queixou da comida e, de repente, você sem se dar conta já estava no telefone com um advogado de divórcio.

Acredite - com cada fibra do seu ser, eles tentaram. Ninguém quer que o filho passe pela terrível experiência de ver os pais separados. Ninguém.

“Você não acha que crianças precisam de uma figura materna e paterna na vida deles?”

Eles têm tios, tias, vovôs, vovós e uma abundância de amigos íntimos da família na vida deles. Eles têm um universo de pessoas - e figuras familiares - olhando por eles. É preciso uma cidade inteira para educar uma criança e a maioria dos pais solteiros se esforça ao máximo para proporcionar isso.

“Você é ótimo. Por que é que você ainda está solteiro?”

Esta é uma daqueles frases universais que não se deveria dizer jamais a pessoas solteiras em geral. Para a maioria dos pais que cuida dos filhos por conta própria, há uma infinidade de razões para permanecer solteiro: é difícil encontrar tempo livre, ele ainda pode estar se recuperando da separação com o pai ou mãe de seus filhos, ele não vai se contentar com qualquer um que encontrar no Tinder. Os pais solteiros são seletivos, independente do quão ótimos eles possam ser.

"Você parece cansado."

E isso aqui, gente? Esta é mais uma dessas frases universais que não se deveria dizer para os pais em geral. A menos que você diga "Quando você precisa que eu fique com as crianças?" nem ouse dizer isso. Olheiras são, basicamente, um distintivo de honra entre pais solteiros.

“Como você se vira para fazer isso tudo?”

É uma pergunta bem-intencionada, mas se você ouvisse isso como pai ou mãe solteira, você não poderia deixar de pensar: "Como eu não poderia fazer tudo isso? Que outra opção eu teria que não amar e cuidar destas crianças total e desinteressadamente, por mim mesmo?" Você faz tudo isso porque você os ama.

Quando você vai se casar de novo?”

Hahahaha.

Isso é tudo.

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

20 lições sobre o divórcio que eu gostaria de ter escutado quando jovem

55 fotos que capturam os desafios e as alegrias de ser mãe solteira

Família: nova lei fará casal divorciado manter papel de pai e mãe