COMPORTAMENTO
30/04/2015 11:48 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Autoafirmações positivas melhoram (e muito!) a sua performance no trabalho, diz pesquisa

iStock

Autoafirmações costumam ser encaradas como um conceito "new age", mas a ciência oferece razões para experimentá-las. Uma delas é a capacidade de melhorar a sua performance no trabalho.

Um novo estudo publicado na revista Personality and Social Psychology Bulletin descobriu que pessoas em posições de pouco poder podem ter melhor performance se usarem autoafirmações em momentos de ansiedade e frustração. Os participantes que se lembraram de seus pontos fortes ou de outros traços positivos trabalharam com mais confiança quando tiveram de enfrentar situações profissionais decisivas.

“Sempre que você tem baixas expectativas em relação à sua performance você tende a afundar e a confirmar essas expectativas”, diz em um comunicado a pesquisadora-chefe, Sonia Kang, professora assistente de comportamento organizacional e gerenciamento de recursos humanos da Universidade de Toronto. “A autoafirmação é uma maneira de neutralizar essa ameaça.”

Os pesquisadores dividiram 282 pessoas em três experimentos separados. O estudo descobriu que aqueles que tinham papeis de poder, como recrutadores ou vendedores, tendiam a ter sucesso sob pressão, comparados com os que desempenhavam papeis de pouco poder, como candidatos a empregos. Os pesquisadores disseram aos participantes do último experimento que a ideia era avaliar suas habilidades de negociação; quando os participantes de pouco poder escreviam autoafirmações sobre suas qualidades, a distância entre os dois grupos diminuía.

A má performance desaparece quando o negociador de pouco poder tem a chance de se autoafirmar”, concluíram o grupo de pesquisadores, que também incluiu cientistas da Universidade Columbia, da Universidade da Califórnia em Berkeley e do Google.

Pesquisas prévias também dão crédito às autoafirmações. Estudos mostram que elas podem melhorar a capacidade de resolver problemas sob estresse e o bem-estar, além de aumentar a autocompaixão e os comportamentos pró-sociais (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4026714/).

Se isso não for suficiente para te convencer, assista ao vídeo abaixo:

Um brinde ao sucesso no trabalho!

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

Como recomeçar e reconstruir sua vida do zero

Sermos iguais para sermos diferentes

5 dicas para aumentar sua autoconfiança