ENTRETENIMENTO

Livro mostra o que ninguém te conta sobre o primeiro ano da maternidade

28/04/2015 13:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Quando a ilustradora escocesa Lucy Scott deu à luz, começou a rabiscar algumas das batalhas diárias da maternidade. "Queria documentar as partes difíceis, as coisas que não me contaram, aquilo que não está nos livros", disse ela ao Huffington Post. "A verdade é que foi um ano maravilhoso, mágico, mas quem já teve filhos não precisa ver desenhos que documentem esse amor louco que você sente – para a maioria das pessoas, simplesmente acontece."

Os rabiscos de Scott são precisos – um olhar sincero sobre o primeiro ano da maternidade, da bagunça à exaustão.

"Foi catártico poder rir de eventos que na época pareciam bastante... desafiadores", diz a artista. Na semana passada, a Running Press lançou Doodle Diary of a New Mom ("diário de rabiscos de uma nova mãe", em tradução livre), um livro ilustrado com 120 desenhos.

doodle diary of new mom

Quando Scott mostrava seus desenhos para amigos com filhos, eles se reconheciam instantaneamente e diziam que as imagens os faziam se sentir menos sozinho. "O primeiro ano pode ser uma época estranhamente solitária – compartilhar histórias bestas e desenhos com outras mães pode ser a salvação", lembra a artista. Com o incentivo dos amigos, ela continuou desenhando suas experiências. Ao fim de um ano, "tinha uma bela pilha (de ilustrações)".

Os desenhos preferidos de Scott são os que mostram a amamentação. "Tenho muito orgulho que meu corpo tenha conseguido produzir leite de verdade!", diz ela.

lucy scott

Treino para dormir: quando o bebê pegar no sono, gentilmente retire o peito

Olhando para os primeiros dias como mãe, diz Scott, "aprendi que a crise de hoje será lembrada com muito afeto no futuro". Filha de Lucy Scott está com quase três anos e é a menina "mais boazinha e engraçada", diz a mãe. "Todo o estresse e todas as dores valeram a pena. No fim das contas, é o trabalho mais recompensador de todos."

Veja abaixo algumas das ilustrações de Doodle Diary of a New Mom.

  • "Ultrassom para descobrir o sexo"
    Lucy Scott / Running Press
  • "Tortura real"
    Lucy Scott / Running Press
  • "Pequenas vitórias!"
    Lucy Scott / Running Press
  • Lucy Scott / Running Press
  • "Um cocô verdadeiramente extraordinário"
    Lucy Scott / Running Press
  • "Noite romântica"
    Lucy Scott / Running Press
  • "Ter um bebê não te muda"
    Lucy Scott / Running Press
    Espuma... o bebê acordou dois minutos depois que você entrou no banho; Por que colocar camiseta se ela vai ficar suja?; Spray de bronzeamento mal aplicado só para parecer bem sem maquiagem; Pelanca; Manchas de xixi/cocô/vômito; Semanas sem trocar as calças de corrida/pijama; Estrias; Sutiã cor-da-pele da maternidade, manchado de leite; Cortar as unhas do bebê; Não preciso usar sombra nos olhos
  • "Passeio espontâneo: 45 minutos para conseguir sair de casa"
    Lucy Scott / Running Press
  • "A alegria das longas viagens de carro"
    Lucy Scott / Running Press

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

Mães: internet não é doutor

Maternidade ou Carreira: o não tão velho dilema

O lado da maternidade que não estamos preparadas para discutir