NOTÍCIAS

Conheça Liberland: o novo 'país' onde pagar impostos é opcional e extremistas políticos são proibidos

27/04/2015 19:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02
Montagem/Reprodução Facebook/Divulgação Liberland

Uma ilha de 7 km² entre a Sérvia e a Croácia considerada "terra de ninguém" até pouco tempo, agora é conhecida mundialmente como República Livre de Liberland. No dia 13 de abril, Vít Jedlička, um político tcheco de um partido direitista da República Tcheca, proclamou a terra como o mais novo "país" da Europa.

O "país" já tem site, página no Facebook, constituição, lema: "Live and let live" (viva e deixe viver), e mais de 250 mil pedidos de cidadania. Em coletiva, o presidente Vít Jedlička previu que a este ponto as solicitações já ultrapassariam um milhão de solicitações. O motivo do sucesso vem da forma alternativa como o país promete governar. Por exemplo, os cidadãos poderão optar por pagar ou não impostos, e segundo site Business Insider, Jedlička garante que haverá dinheiro suficiente mesmo que ninguém pague.

Outro ponto que chamou atenção é que os únicos adendos para os cidadãos de Liberland é que haja respeito nos direitos individuais, opiniões e propriedade privada, nenhum deles pode ter antecedentes criminais ou crenças políticas extremistas, de acordo com o The Guardian.

Ainda segundo o jornal, Jedlička conta que a ordem começa a se estabelecer espontaneamente no país. Cidadãos em potencial estão oferecendo seu expertise em diferentes áreas para investir em Liberland: de energia solar a telecomunicações. Grupos de investimentos também estão sendo formados aos montes nas redes sociais. "As pessoas planejaram a cidade em três dias [depois do anúncio] e querem muito se mudar e ajudar. O que parecia um sonho, agora parece realmente possível", afirma Jedlička.

Google maps already knows...

Posted by Liberland on Sexta, 17 de abril de 2015


Pessoas de qualquer lugar do mundo podem tentar uma cidadania no país. Aos interessados o site tem uma página específica para envio de dados.