NOTÍCIAS
27/04/2015 21:14 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Hoje é o Dia Mundial da Anta! Veja 5 curiosidades sobre esses bichos fofos <3

Associated Press

Nesta segunda (27), comemoramos o dia mundial de um dos bichos mais estilosos do mundo: a anta.

Ela tem corpo de leitão, patinhas de boi, orelha de cavalo e focinho de elefante. É um bicho tímido, que precisa de espaço para viver. Por isso, é considerado vulnerável à extinção.

1. Ela é o maior animal terrestre do Brasil

anta

Que calooooooor!

A anta brasileira mede em torno de 2 metros de comprimento, e pesa cerca de 300 quilos. Isso faz dela o maior mamífero terrestre nativo em terras brasileiras. Em média, as fêmeas são maiores que os machos.

2. Existe um pokemón inspirado nelas

anta

É o Drowzee, pokémon psíquico que só dorme e depois evolui para o Hypno.

3. Elas têm pênis REALMENTE grandes

Palavras não podem descrever a dimensão da coisa...

4. Elas são muito importantes para a manutenção de nossos biomas!

As antas são herbívoras e adoram frutas. Ao fazerem cocô, dispersam sementes e contribuem para a reprodução de fruteiras nativas. Isso faz delas excelentes jardineiras dos biomas onde vive: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

“É muito importante para as florestas. Se extinta, não vai ter mais nenhum animal que vai fazer esse papel", explicou a bióloga Patrícia Médici, presidente da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, ao G1.

5. Elas são parentes dos rinocerontes

anta

George, anta de 44 anos que vive no zoológico de San Antonio, no Texas.

Conhecemos cinco espécies de anta. A anta-pretinha, recém-descoberta, e a anta brasileira ocorrem no território brasileiro. As outras são a anta-da-montanha, que vive nos Andes, a anta-centro-americana, a anta-malaia, da Indonésia.

Elas pertencem ao subgrupo dos ceratomorfos, da ordem dos perissodátilos, assim como os rinos. Até que eles são meio parecidos, não?

6. Elas são animais injustiçados

meme anta

É comum, na cultura brasileira, chamarmos alguém de anta com conotação pejorativa. Mas, na verdade, a anta é bem espertinha.

“Foram feitos cortes no cérebro de antas mortas para fazer contagem de neurônios. E foi descoberto que este animal tem uma concentração de neurônios gigantesca, o que que é um animal extremamente inteligente", disse Patrícia ao Globo Repórter.

Em 2014, Patrícia lançou uma campanha em parceria com a jornalista ambiental Liana John, chamada "Minha Amiga é uma Anta". A ideia é falar sobre a importância da anta e despertar o orgulho por ela ser brasileira.

LEIA MAIS

- 9 descobertas científicas batizadas com nomes de famosos

- Rinoceronte X Hipopótamo / Mamãe Girafa X Leões: quem leva a melhor nestes duelos? (VÍDEO)

ETC: