COMPORTAMENTO
13/04/2015 18:38 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

4 vídeos para entender as ideias do escritor e sociólogo Eduardo Galeano (e refletir sobre elas)

Estadão Conteúdo/Arquivo

Morreu, nesta segunda-feira (13), o ensaísta, historiador e ficcionista, o uruguaio Eduardo Galeano, em decorrência de um câncer no mediastino (região da cavidade torácica) que entrou em metástase, causando sua morte. Ele estava com 74 anos.

Galeano, será principalmente lembrado por sua principal obra, 'As Veias Abertas da América Latina', que marcou a literatura e a resistência do continente. Escrito nos anos 1970, ele levantou uma questão primordial à época e que continua sendo atual: o subdesenvolvimento é uma etapa no caminho do desenvolvimento ou é consequência do desenvolvimento alheio?

Para homenagear o escritor e entender mais suas ideias, eis quatro vídeos de Eduardo Galeano, entre depoimentos e entrevistas, que vão fazer refletir sobre o comportamento da América Latina e da sociedade contemporânea e capitalista do século XXI:

"O exercício da solidariedade é um exercício de humildade. É reconhecer a grandeza escondida nas coisas pequenas. O que implica em denunciar a falsa grandeza das coisas grandinhas".


"Que acham se delirarmos por um instante? Que tal se fixarmo os olhos para imaginar um outro mundo possível? O ar estará limpo de todo o veneno que não venha dos medos humanos e das paixões".


"Estamos cegos. Existe um sistema de poder que impede que você veja tudo aquilo o que você pode".


"O século XXI que também nasceu anunciando paz e justiça está seguindo os passos do século anterior"


BÔNUS: assista a primeira temporada da série sociológica 'Sangue Latino', com Eduardo Galeano

Eduardo Galeano • Sangue Latino 1a temp. from Breno Cunha on Vimeo.

LEIA MAIS:

- Em breve, um embaixador americano gay na América Latina?

- América Latina e Caribe pedem a Obama que acelere o fim do embargo a Cuba