NOTÍCIAS
01/04/2015 14:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Seca continua crítica e 56 cidades do NE podem entrar em colapso hídrico, diz governo

Pedro França/Agência Senado

A situação dos reservatórios de água nos estados afetados pela seca, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, continua crítica. No Nordeste, 56 cidades podem entrar em colpaso por falta de água.

O cenário negativo foi apresentado pelos ministros da Integração, Gilberto Occhi, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além de representantes das agências reguladoras no Palácio do Planalto. Eles participaram de reunião com a presidente Dilma Rousseff para avaliar as chuvas dos últimos meses em estados afetados pela seca.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, o Sistema Cantareira continua operando abaixo do volume útil. "Embora tenha recuperado parcialmente, não recuperou os volumes mortos. Recuperou o segundo e parte do primeiro˜, explicou. Para ela, mesmo que continue chovendo, a recuperação será parcial.

O ideal é que a população colabore. O temor do governo é que, com as chuvas, as pessoas deixem de economizar.

"As pessoas têm que ter a consciência de que o fato de ter chovido muito, mesmo entrando no período do inverno, ainda há o desafio de recuperar os reservatórios, porque o que choveu não foi suficiente para recuperar os reservatórios."

Segundo Occhi, há racionamento no fornecimento de energia e desabastecimento de água em alguns municípios. O número de 56 cidades que podem entrar em colapso hídrico pode chegar a 105.