NOTÍCIAS
01/04/2015 17:48 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Para 'cultivar o amor', empresa indiana cria cartões-semente que se transformam em plantinhas

21fools.com

Um ano atrás, uma empresa de cartões de Mumbai decidiu expandir a vida útil (e valor) de seus produtos. Com o dia dos namorados se aproximando, eles decidiram fazer uma experiência com um papel conhecido como 'papel semente' para plantar o amor, literalmente: o papel usado para fabricar os cartões, quando plantado e regado, acaba se tornando uma planta.

“Nós queríamos lançar um tipo de cartão que as pessoas pudessem dar de presente umas às outras e que nos permitiria plantar uma árvore em nome delas nas vilas de Rajasthani”, diz Divyanshu Asopa, fundador da 21fools.com. “Para encurtar um longo processo, criamos o papel semente para que as pessoas pudessem plantar suas próprias árvores dos cartões que recebem".

Asopa, empreendedor de 27 anos, que fundou a empresa há 18 meses para promover atividades ecológicas que promovem a alegria, afirma que a iniciativa obteve uma resposta brilhante de seus clientes. "Essa validação vinda deles foi bem mais importante do que qualquer coisa que venha de empresas". Inspirada pela resposta, a empresa agora se dedica a desenvolver produtos usando exclusivamente o papel semente, incluindo chaveiros, placas para portas, porta-copos e capas de agendas.

O papel é composto de uma mistura de fibras de algodão com uma solução orgânica e sementes. Os resíduos de fibra de algodão são comprados da indústria têxtil e cortados em pequenos pedaços para formar a base. Aí a base é misturada com a solução e com as sementes, e depois é espalhada em uma moldura retangular e colocada em camadas usando folhas de algodão.

greetingcards

Centenas de folhas são prensadas e secas ao sol. Essas folhas, quando umedecidas e plantadas e adubadas na terra, começam a crescer e viram plantas de tomate, tulsi ou outras variedades dentro de 10 dias, eliminando o processo doloroso de se desfazer de amigos e parentes amados.

Como plantar o seu cartão

Passo 1: Encher um vaso até a metade com terra e adubo.

greetingcards

Passo 2: Colocar a folha umedecida do cartão no vaso.

greetingcards

Passo 3: Cobrir o cartão com mais terra e adubo, com o cuidado de não saturá-lo. Regue e conserve fora da luz direta do sol.

greetingcards

Após algumas semanas, Voila! Uma planta floresce.

greetingcard

Antes da criação do 'papel semente', a empresa fabricava cartões feitos de papel sem celulose. "Nós pensávamos constantemente em formas de minimizar o desperdício de papel, fazendo parcerias com organizações para plantar mais árvores e outras atividades pró-ecologia", afirma Asopa. Depois de pesquisar o produto, Asopa, que agora está tentando patentear o papel, diz que ele percebeu que algumas empresas já estavam produzindo o papel em outros países. Ele acabou fazendo parceria com um especialista em papel artesanal para produzir esse tipo específico de papel: "A coisa mais importante que precisávamos considerar era não desperdiçar nada -quer fosse algodão, sementes, a solução orgânica que dava consistência ao papel e o mais importante, energia elétrica", ele disse.

No passado, a 21fools.com, a empresa de Asopa, enviou 10.000 cartões, cartas e rakhis para soldados indianos do outro lado da fronteira. "As centenas de ligações dos soldados que recebemos foi um ponto alto para nós", diz Asopa, que atualmente está trabalhando para 'educar' o mercado com o seu conceito de papel semente e como ele pode ser usado.

Veja os cartões antes de serem plantados:


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.


LEIA MAIS:

- Cultura livre não significa cultura grátis

- Desde o começo do ano, a Costa Rica usa APENAS energia renovável

- 8 dicas para deixar sua empresa mais sustentável