COMPORTAMENTO

Modelo australiana Stefania Ferrario lança campanha contra o ‘plus size' no mundo da moda

29/03/2015 19:57 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02
Montagem/Instagram

Por qual motivo uma modelo não pode ser simplesmente uma modelo? É a pergunta que a australiana Stefania Ferrario se fez antes de integrar uma campanha que quer o fim do termo ‘plus size’. Aquelas que não se encaixam em um determinado perfil – trocando em miúdos, as que não são muito magras – acabam sendo encaixadas entre as ‘plus size’.

“Nós temos uma sistema já usado para tamanhos. Nós não precisamos de uma classificação ‘plus’ sem sentido para isso”, escreveu Stefania em sua página no Facebook, acompanhada da hashtag #droptheplus (que significa ‘rejeite o plus’, em tradução livre).

Além disso, ela compartilhou em seu Instagram uma foto sua de topless, cobrindo os seios e com a seguinte frase pintada no seu abdômen: “Eu sou uma modelo”. Simples assim.

stefaniapost

Mensagem contra o termo plus size foi publicada no Instagram (Reprodução)

“Na indústria da moda, se você estiver acima de um tamanho, você é considerada plus size. Muitas vezes estou rotulada com a classificação de uma roupa e não acho isso justo”, afirmou, em entrevista à revista francesa Cosmopolitan. “Garotas simplesmente não decidem odiar os seus corpos. Elas são ensinadas a fazer isso!”, completou, em seu Facebook.

Confidence is the sexiest thing anyone can possess. I've seen girls of all sizes and shapes loving their bodies and just...

Posted by Stefania Ferrario on Quarta, 25 de março de 2015


Nos últimos meses, várias modelos consideradas plus size quebraram estigmas no mundo da moda. Robyn Lawley, Laura Wells e Kamie Crawford são três delas, embora Laura não considere o termo pejorativo. “Eu me considero apenas uma modelo porque estou tentando ajudar mulheres em geral a aceitar os seus corpos”, disse Robyn à revista Marie Claire.

Se um dia o termo vai deixar de ser usado, é cedo para afirmar com precisão. Mas a luta continua. “Se sentir sexy é um estado de espírito, não tem nada a ver com o tamanho que você veste. A coisa mais sexy que alguém pode possuir é confiança. Não deixe a sociedade ditar para você o que é bonito, abrace o que te faz diferente”, sentenciou Stefania no Twitter.

LEIA TAMBÉM

- Adolescente 'fora do padrão' entra em concurso de beleza e ARRASA!

- Fora do padrão: atrizes 'pluz size' arrasam no tapete vermelho do 66º Emmy Awards (FOTOS)

- Fashion Weekend Plus Size: veja as tendências para quem vai usar o tamanho GG no Inverno 2015

- Dançarina plus size dá show de pole dance e deixa jurados do "Britain's Got Talent" boquiabertos (VÍDEO)