NOTÍCIAS
25/03/2015 22:33 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Nasa encontra mais um ingrediente para a vida em Marte

Divulgação/Nasa

Se a vida como conhecemos fosse uma lasanha à bolonhesa, o nitrogênio seria o a carne. O hidrogênio seria o molho de tomate. O carbono, a massa. Oxigênio, enxofre e fósforo completariam a receita.

Nesta semana, a Nasa anunciou que Marte está um pouco mais perto de completar os seis ingredientes desta lasanha chamada vida.

O jipe-robô Curiosity descobriu que há evidências de nitratos na superfície marciana. Desde os anos 70, conhecemos evidências de água líquida no planeta. Em dezembro de 2014, o Curiosity também encontrou indícios de moléculas orgânicas ali.

O nitrogênio é essencial para a vida porque ajuda a formar o DNA e as proteínas. Porém, para isso, o nitrogênio na forma gasosa (o N2, que abunda tanto na Terra quanto em Marte) não serve. Isso porque seus átomos possuem uma ligação muito forte e a molécula não reage com quase nada.

Os nitratos --que foram encontrados em Marte-- reagem mais facilmente.

“As pessoas querem seguir o carbono mas, de muitas maneiras, o nitrogênio é um nutriente tão importante para a vida quanto ele”, disse a geoquímica da Nasa Jennifer Stern ao LA Times.

Esta descoberta não significa, porém, que estejamos diante de uma prova certeira de que Marte já tenha abrigado vida.

Os pesquisadores da Nasa consideram a possibilidade de que eles tenham surgido de trovões e impactos de meteoritos, em um passado muuuuito distante. Por enquanto, é só mais um indício.

LEIA MAIS

- Brasileira está entre 100 finalistas de missão para colonizar Marte

- Marte já teve um oceano maior que o ártico, dizem cientistas da NASA

- Jipe Curiosity faz terceiro furo em Marte e revela verdadeira cor do planeta (FOTO)