NOTÍCIAS
25/03/2015 17:27 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Estado Islâmico toma Tatooine, e turistas devem evitar locações de Guerra nas Estrelas na Tunísia

joansorolla Creative Commons site/Flickr
Do you remember "Star Wars"? Here it is one of the sets, in the desert of Tunisia. (More than 50ºC under the sun!)

Fãs de “Guerra nas Estrelas” estão sendo alertados para que evitem várias locações dos filmes na Tunísia em virtude de suposta atividade jihadista.

Tataouine, que inspirou o nome do planeta natal de Luke Skywalker, Tatooine, tornou-se ponto de passagem para terroristas que querem ir para a Líbia para se juntar ao Estado Islâmico, diz a CNN.

A emissora disse que dois depósitos de armas foram encontrados na região este mês. Um deles teria lança-granadas e mais de 20 mil balas.

Apesar de Tataouine não ter sido usada como locação em nenhum dos filmes da série “Guerra nas Estrelas”, a cidade não fica longe de lugares que serviram como cenário para o alojamento de escravos em “Guerra nas Estrelas: Episódio I – A Ameaça Fantasma”, incluindo a casa do jovem Anakin e sua mãe, Shmi, segundo o site StarWars.com.

O site afirma que o planeta Tatooine originalmente seria chamado Utapau, mas o nome acabou sendo alterado para ficar parecido com o da cidade tunisiana.

Fãs de “Guerra nas Estrelas” costumam fazer peregrinações à Tunísia para visitar as locações das filmagens espalhadas pelo país. Mas a violência recente levou à recomendação de que sejam evitadas as viagens para certas regiões.

Na semana passada, terroristas atacaram o Museu Nacional Bardo, na capital, Túnis, matando 23 pessoas e deixando vários feridos. O Estado Islâmico reivindicou responsabilidade pelo atentado, que foi cometido por tunisianos que treinaram na Líbia.

Depois do atentado, vários países emitiram alertas de viagens sobre a Tunísia. A embaixada americana recomenda evitar as regiões de fronteira devido a “incidentes de segurança periódicos”. Tataouine fica a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Líbia.

O governo britânico também recomenda evitar quaisquer viagens não-essenciais para uma região que inclui Tataouine e várias outras locações dos filmes, incluindo Nefta, locação do exterior da família Lars, onde Luke Skywalker foi criado.

Em 2012, fãs salvaram as ruínas remanescentes da locação.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.