NOTÍCIAS
11/03/2015 16:37 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Estrela mais rápida da Via Láctea está deixando a galáxia

Depois de quase uma década após sua descoberta, astrônomos notaram que uma estrela compacta, batizada de US 708, é atualmente a mais rápida da Via Láctea.

A “estrela hiperveloz”, a mais rápida já registrada, está viajando a 1,2 mil quilômetros por segundo, ou 4,3 milhões de km/h.

O ritmo é tão veloz que, segundo astrônomos, a estrela irá escapar da gravidade de nossa galáxia (em 25 milhões de anos).

“Nessa velocidade, você poderia viajar da Terra para a lua em cinco minutos”, disse num comunicado Eugene Magnier, astrônomo da Universidade do Havaí, em Manoa, e um dos pesquisadores envolvidos na descoberta.

A estrela ultra-rápida foi descoberta em 2005, segundo o Discovery News.

Desde então, nos últimos anos, Magnier e seus colegas usaram os telescópios Keck II e Pan-STARRS1, no Havaí, para medir a velocidade e a trajetória da estrela.

As observações mostraram que a US 708 — agora uma estrela de hélio — era provavelmente uma gigante vermelha orbitando uma estrela anã branca maciça.

Quando a anã branca sugou todo o hidrogênio e hélio da US 708, explodiu em uma supernova e ejetou a US 708. (Confira o vídeo acima que mostra a reprodução da violenta explosão).

“É como se você estivesse girando num carrossel de balanços, onde está preso com uma corrente, e então esta é cortada — daí você é jogado para longe do carrossel”, explicou Stephan Geier, pesquisador de pós-doutorado do Observatório Europeu do Sul e coautor de um estudo descrevendo a descoberta, em entrevista ao site Space.com. “Neste caso, o carrossel explode.”

O estudo foi publicado em 6 de março na versão on-line da revista Science.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS

- Jipe Curiosity faz terceiro furo em Marte e revela verdadeira cor do planeta

- NASA: Você não vai acreditar no tamanho do oceano que havia em Marte

- Cientistas encontram ENORME surpresa no centro da Terra