NOTÍCIAS
10/03/2015 18:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Brecha na lei irlandesa torna 'legal' posse de ecstasy, anfetaminas e cogumelos alucinógenos

U.S. Customs/Newsmakers

Você conhece algum país onde a posse de ecstasy, anfetaminas e mais uma variedade de substâncias alucinógenas é permitida?

A Irlanda. Mas é por pouco tempo.

O que aconteceu foi um vácuo acidental na legislação antidrogas. O Ato Contra o Abuso de Drogas, de 1977, foi considerado na manhã desta terça-feira (10) inconstitucional pela Corte de Apelação do país. De acordo com o Washington Post, o ato foi criado sem que o Parlamento da Irlanda fosse consultado.

Desta forma, todas as drogas que eram proibidas por esse mecanismo legal - pelo menos cem, segundo o The Independent - são agora, tecnicamente permitidas na Irlanda. O Ministério da Saúde já se manifestou, garantindo que vai propor ainda nesta terça (10) uma legislação de emergência para acabar com a brecha.

O ministro da Saúde do país, Leo Varadkar, também advertiu que todas as substâncias que estão "legalizadas" são perigosas e podem levar à morte.

Mesmo diante da agilidade das autoridades, a nova regra deve levar pelo menos 24 horas para ser votada nas duas casas do Parlamento. Na melhor das hipóteses, a nova legislação começa a valer à 0h de quinta-feira (12).

A posse de substâncias como a heroína, a cocaína e a maconha continuam sendo proibidas. A venda de todas as drogas também segue sendo considerada um crime.