COMPORTAMENTO
27/02/2015 20:14 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

8 maneiras de usar o celular para melhorar sua saúde mental

Johner Images via Getty Images

Todo mundo deveria tirar um tempo para se desconectar dos aparelhos eletrônicos, mas a tecnologia às vezes pode ser uma bela ferramenta. Usamos os smartphones para falar com pessoas queridas, checar o email ou como uma muleta quando estamos entediados – mas há um jeito melhor de aproveitar o poder dessa tela.

Há cada vez mais pesquisas e interesse por aplicativos de saúde mental e programas online – uma ideia bem-vinda num mundo em que quase 19% dos adultos americanos sofrem de algum tipo de doença mental Os especialistas não recomendam procurar apenas a ajuda online mas pesquisas sugerem que esse tipo de programa tem seu valor especialmente quando usado como complemento à terapia tradicional.

Jogos como Candy Crush e Angry Birds podem ser uma ótima maneira de esvaziar a cabeça, mas às vezes queremos que a tecnologia seja um pouco mais consciente. Confira as ferramentas abaixo. Elas foram criadas para melhorar sua saúde mental e seu bem-estar emocional.

Talkspace

talkspace

Se você está se sentido assoberbado ou precisa de ajuda para controlar a ansiedade, esperar alguns dias para falar com alguém pode parecer uma eternidade. O Talkspace permite que seus usuários entrem em contato anonimamente com terapeutas licenciados. O programa tem vários opções de planos, de terapia por mensagens (25 dólares por semana, ilimitado) a terapia por vídeo ao vivo (29 dólares por uma sessão de 30 minutos). O aplicativo está disponível para os sistemas iOS (https://itunes.apple.com/us/app/talkspace-therapy/id661829386?mt=8) e Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=jp.co.freep.talkspace&hl=en).

Mood 24/7

Se você já faz terapia tradicional ou só está interessado nas suas flutuações emocionais, esse serviço foi criado para ser uma forma de ajuda mais consistente. Os usuários monitoram o humor ao longo de perguntas enviadas diariamente por mensagem de texto. O programa, que usa tecnologia licenciada pela Universidade Johns Hopkins, dá até mesmo a opção de compartilhar seu progresso com família, amigos e médicos.

MoodTune (http://www.braintracercorp.com/)

moodtune

Se você preferir jogos, experimente essa ferramenta de treinamento desenvolvida por especialistas em saúde mental. O MoodTune usa truques baseados em tarefas para tentar manter a depressão e a ansiedade sob controle. O aplicativo foi desenvolvido depois de quase 10 anos de pesquisas (http://www.popsci.com/technology/article/2013-02/depression-app). Ele também tem ferramentas para que você acompanhe e monitore seu estado. Procurando mais aplicativos desenhados especificamente para manter a ansiedade sob controle? Tente algum desses (http://www.huffingtonpost.com/2014/10/27/apps-anxiety_n_6054270.html).

PTSD Coach

Criado pelo Centro de Transtorno do Estresse Pós-Traumático do Departamento de Assuntos de Veteranos, esse programa oferece informações e exercícios para ajudar a controlar o estresse e a depressão depois de um evento traumático. O app tem uma ferramenta de monitoramento para acompanhar sintomas de estresse e links para serviços de ajuda telefônicos e outros recursos para amigos e familiares. O serviço está disponível para computadores e para usuários de iOS (http://itunes.apple.com/us/app/ptsd-coach/id430646302?mt=8&ign-mpt=uo%3d2) e Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=gov.va.ptsd.ptsdcoach&hl=en).

Personal Zen

personal zen

O Personal Zen é outro aplicativo que usa técnicas de terapia e as transforma em um jogo envolvente. Os jogadores têm de traçar o caminho de um personagem por um campo gramado. Os pesquisadores criada o conceito em torno da técnica cognitiva conhecida como treinamento de modificação do viés atencional. O objetivo é ajudar a aliviar a ansiedade, diz a NPR (http://www.npr.org/blogs/health/2014/03/26/294374936/therapists-apps-aim-to-help-with-mental-health-issues).

Optimism

O Optimism é uma ferramenta de autoacompanhamento desenhada para que o usuário identifique que elementos influenciam seu bem-estar mental e emocional. O aplicativo ajuda a detectar padrões de comportamentos de saúde e oferece recomendações com base nesses padrões. O objetivo é ajudar o usuário a identificar sozinho certos gatilhos de saúde mental. O programa é gratuito e está disponível na web e para iPhone e iPad (https://itunes.apple.com/ca/app/optimism/id352262677?mt=8).

Crisis Text Line

teen texting

Fundado por contribuintes do DoSomething.org, esse serviço de atendimento via mensagem de texto oferece apoio emocional 24 horas para jovens adultos. A ideia é ser uma maneira segura de procurar ajuda quando se sofre de algum problema mental, seja depressão, bullying ou ansiedade. O serviço é mantido por assistentes sociais e é completamente confidencial e gratuito.

Lantern

O Lantern oferece sessões diárias de coaching individual por assinatura. O programa usa uma equipe de pesquisadores, tecnológos e clínicos que transformam técnicas terapêuticas comportamentais em exercícios simples. Os planos são personalizados para cada usuário com base em uma autoavaliação inicial. A partir de fevereiro de 2015, o serviço também vai estender a plataforma para incluir um programa que lida com transtornos alimentares, relata a Bloomberg (http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-02-05/lantern-offers-therapy-by-e-mail-text-for-anxiety-eating-disorders). O Lantern está disponível para computadores ou smartphones e tablets.


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.


LEIA MAIS:

Como o estresse provoca mudanças no seu cérebro

13 hábitos que causam stress sem que você perceba

Novas tecnologias, velhos hábitos: smartphones impulsionam a leitura de livros físicos