NOTÍCIAS
26/02/2015 21:52 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

'Suiçalão': Senadores articulam criação da CPI do HSBC

Montagem/Estadão Conteúdo

O Senado Federal está prestes a instalar uma CPI para investigar o escândalo de evasão de divisas do HSBC. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou nesta quinta-feira (26) um requerimento assinado por 33 senadores da base e da oposição. Para Randolfe, é preciso que o Parlamento se manifeste.

Líder do PSB, o senador João Capiberibe (AP) foi um dos que endossaram o pedido de Randolfe. Segundo ele, a investigação é prudente. "O HSBC não tem processo judicial em curso, não tem investigação, talvez seja o caso de pensarmos em uma CPI", afirmou.

No documento protocolado na Mesa da Casa, Randolfe argumenta que as irregularidades no HSBC tratam de "um arrojado esquema de acobertamento da instituição financeira, operacionalizado na Suíça, que beneficiou mais de 106 mil correntistas”.

De acordo com a imprensa internacional, o Brasil é o quarto país com mais pessoas envolvidas no esquema. Só os brasileiros teriam movimentado US$ 7 bilhões.

"A denúncia contra o HSBC mostrou o Brasil no topo da cadeia criminosa. Em reais, o valor movimentado por brasileiros representa uma quantia equivalente a 20 bilhões de reais, exatamente o que o governo Dilma pretende arrecadar com o pacote de maldades do ajuste fiscal."

"Suiçalão"

Segundo Randolfe, o banco agiu de forma fraudulenta para acobertar fortunas de clientes multimilionários. "[Fez isso] Blindando-os de todas as obrigações fiscais e mesmo da comprovação da origem dos recursos, que podem resultar de atividades criminosas", disse ao Congresso em Foco.

O senador acredita que os beneficiários do esquema podem ter relação com outros crimes praticados no Brasil e no resto do mundo. No último dia 14, a Receita Federal brasileira abriu uma investigação para apurar se há ligações entre as pessoas envolvidas na Operação Lava Jato e as contas não declaradas do HSBC na Suíça.

LEIA TAMBÉM

- Brasil investiga ligação entre contas do HSBC na Suíça e escândalo da Petrobras

- Investigação Swissleaks revela esquemas de evasão fiscal no banco HSBC

- HSBC leaks: O sistema é f., e ainda vai morrer muita gente inocente