MULHERES

Fotógrafa retrata 100 artistas em suas casas e estúdios

26/02/2015 16:30 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Um grande retrato é mais do que um reflexo congelado da aparência de um sujeito. É um momento de oportunidade, coberto de luz natural, no qual o eu autêntico do sujeito é visível em sua expressão, em sua postura, em sua aura. Um grande retrato borra a linha entre o sujeito e seu entorno, com tudo contribuindo igualmente para a impressão geral de um ser humano único.

A fotógrafa Barbara Yoshida capturou não apenas um retrato, mas 100. E, para tornar tudo ainda mais glorioso, todos seus sujeitos são mulheres, artistas inovadoras de uma maneira particular.

louise

Louise Bourgeois, 1911-2010. Fotografada em 28 de fevereiro de 1992. Escultura, instalação e pintura. França © Fundação Easton/Licenciada por VAGA, NY.

Em 1990, Yoshida, nascida em Portland, nos Estados Unidos, começou a documentar mulheres artistas, desde estrelas consagradas no meio artístico até novatas, as que trabalham com temas feministas, escultura biomórfica, montagem de objetos e têxteis da África Ocidental. Yoshida viajou pelo mundo todo, desde a Tunísia até a Gâmbia, entrando nos estúdios e casas dessas mulheres, incorporando seus habitats naturais em suas próprias essências.

Yoshida conversou com cada uma das artistas, discutindo detalhes e memórias de suas vidas e seus trabalhos. Então, usando uma câmera de formato grande 4x5 e filme preto e branco, a fotógrafa capturava um momento particular de interação, um encontro genuíno quando o espírito da artista emergia para a superfície por uma fração de segundo, algo espontâneo. Quer se trate de Louise Bourgeois apontando o dedo para a câmera, seu punho fechado coincidentemente imitando a mão apertada da estátua atrás dela, ou Kim Dingle, possessivamente segurado uma de suas estátuas “Priss”, como se fosse sua própria filha, cada artista é envolta no trabalho de sua vida — uma extensão de si mesma.

No final, Yoshida sempre pede permissão às artistas antes de divulgar as fotos, acreditando fortemente que cada mulher deve ter controle sobre quais imagens suas são disseminadas pelo mundo. Com um processo ao mesmo tempo respeitoso e revelador, Yoshida documenta as melhores artistas de nossa geração, pioneiras e, frequentemente, não reconhecidas. Seus retratos confiantes e íntimos documentam os mundos internos das maiores heroínas do mundo da arte, algumas delas já falecidas.

A exposição de Yoshida, "One Hundred Portraits: Women Artists" (Cem Retratos: Mulheres Artistas), ficará aberta entre os dias 3 e 27 de março de 2015 na Salena Gallery da Long Island University Brooklyn , em Nova York, como parte da iniciativa “Mês da História das Mulheres”, promovida em várias cidades dos Estados Unidos. Veja abaixo uma prévia da exposição e fique ligado para (muitas) outras coisas em homenagem ao nosso mês favorito.

  • Hannah Wilke, 1940-1993
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 21 de fevereiro de 1991. Pintura, escultura, fotografia, vídeo e performance, EUA.
  • Judy Chicago, nascida em 1939
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 6 de julho de 2012. Instalação, pintura e escultura, EUA.
  • Malado Camara Sidibeh
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 22 de novembro de 2010. Têxteis, Gâmbia.
  • Lynda Benglis, (nascida em 1941)
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 21 de novembro de 1991. Escultura e pintura, EUA.
  • Colette
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 2 de março de 2013. Performance e multimídia, Tunísia.
  • Kim Dingle, (nascida em 1951)
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 25 de agosto de 1994. Pintura, instalação, mídia mixada, EUA.
  • Julie Heffernan, (nascida em 1956)
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 29 de novembro de 2013. Pintura, EUA.
  • Elizabeth Murray, 1940-2007
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 29 de abril de 1992. Pintura, gravura e desenho, EUA.
  • Betye Saar, (nascida em 1926)
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 25 de agosto de 1995. Instalação e montagem, EUA.
  • Louise Bourgeois, 1911-2010
    Copyright ©Barbara Yoshida.
    Fotografada em 28 de fevereiro de 1992. Escultura, instalação e pintura, França. © Fundação Easton/Licenciado por VAGA, NY.


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS

- 4 fotógrafos que retratam a verdadeira beleza da nudez feminina

- 9 dicas para você tirar boas fotos com o celular