NOTÍCIAS
23/02/2015 20:04 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

5 orientações para você pegar no sono quando estiver ansioso demais para conseguir dormir

OcusFocus

Por que é que basta deitar a cabeça no travesseiro para que nossos pensamentos partam em disparada?

Nosso cérebros têm a tendência incômoda de ruminar os piores cenários possíveis à noite – e essas preocupações são um obstáculo sério para quem quer pegar no sono.

“A ansiedade é uma emoção que nos acorda”, diz ao The Huffington Post Steve Orma, psicólogo clínico e autor de Stop Worrying and Go to Sleep: How to Put Insomnia to Bed for Good(Pare de se preocupar e vá dormir: como livrar-se da insônia para sempre, em tradução livre). “São várias mudanças físicas que te aceleram, o estado exatamente oposto do que você precisa quando quer pegar no sono.”

A boa notícia é que, como a ansiedade costuma estar relacionada aos nossos pensamentos, também temos a capacidade de controlá-la, diz Orma. Eis abaixo algumas dicas para livrar-se da ansiedade e embalar no sonho – sem a ajuda de remédios.

Identifique a fonte da preocupação

insomnia

Dissecar a fonte da sua ansiedade é o primeiro passo para livrar-se dela, diz Orma. Se você sofre de insônia, provavelmente está ansioso para dormir; se sofre de ansiedade em geral, é provável que não pegue no sono porque está preocupado com outros fatores de estresse.

“Você tem de identificar o que te faz ficar acordado à noite e lidar com o problema antes de ir para a cama”, explica ele. “As pessoas se preocupam com todo tipo de coisa quando estão na cama, mas essa não é a hora de ficar pensando muito.”

Levante da cama

night room

“A maioria das pessoas fica deitada na cama na esperança de se cansar e pegar no sono, mas isso não costuma acontecer”, diz Orma. O resultado é associar estar na cama a ficar acordado. Se você não pegar no sono em 20 ou 30 minutos, levante e vá para outro cômodo.

Lide com os problemas

journal night

Pesquisas sugerem que passar as preocupações para algo tangível e jogá-lo fora pode ajudar a limpar os pensamentos negativos da cabeça.

“Pegue uma folha de papel e escreva tudo o que te preocupa, seja a falta de sono, o trabalho, os relacionamentos e assim por diante”, diz Orma. “Não é a hora de lidar com esses problemas. Uma mente ativa vai te manter acordado.” Se você não quiser jogar o papel fora, Orma sugere guardá-la numa gaveta e só tirá-la dali no dia seguinte.

Mude a hora de ir para a cama

insomnia

Se você tem problemas constantes para pegar no sono, talvez seja o caso de reajustar seu relógio interno, diz Orma. Isso significa ir para a cama mais tarde.

“É um erro que muita gente comete – ir para a cama porque está na hora, estando com sono ou não”, diz ele. “As pessoas estão com a cabeça a mil não por causa de ansiedade, mas simplesmente por não estarem cansadas o suficiente.”

Se nada funcionar, ocupe o cérebro

meditation

Se você simplesmente não consegue dormir, tente ler um livro (“livros escolares são ótimos para isso”, diz Orma), tomar chá, ouvir música ou meditar um pouco. Qualquer que seja a sua escolha, só não pegue o smartphone ou o laptop, avisa ele. Esses aparelhos vão te deixar ainda mais acordado.

No fim das contas, Orma se tranquiliza com o fato de que a ansiedade não precisa ser um problema permanente. Se insônia ou ansiedade começam a afetar seu dia-a-dia, ele sugere procurar um especialista.

“Ambas são extremamente comuns”, diz ele. “Muita gente acha que há algo errado, mas é importante saber que isso é normal – apesar de ser desagradável. É somente um problema nos padrões de pensamento e comportamento. É perfeitamente tratável.”

Esse Guia GPS é parte de uma série de posts cujo objetivo é te equilibrar de novo, quando você sente que está perdendo o rumo.

Os Guias GPS são nossa maneira de te mostrar o que funcionou para aliviar o estresse dos outros, na esperança de que você encontre soluções que funcionem para você. Todos temos “armas secretas” para desestressar que usamos quando atravessamos momentos de ansiedade. Podem ser fotos que nos relaxam ou nos fazem sorrir, músicas que nos levam de volta aos nossos corações, frases ou poemas que criam uma sensação de harmonia ou exercícios de meditação que nos ajudam a encontrar um senso de calma e silêncio. Nós o incentivamos a visitar nossos outros Guias GPSe a compartilhar conosco suas dicas para ter paz, equilíbrio e tranqüilidade.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.