NOTÍCIAS
19/02/2015 02:59 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Beber café todo dia regenera DNA, sugere pesquisa

iStock

Além de ser a prova da existência de Deus, o café traz vários benefícios para a saúde. Ele ajuda a prevenir a diabetes, o câncer de pele e até mesmo as doenças cardíacas.

Como se isso não bastasse, cientistas europeus descobriram que pessoas que consomem a bebida com regularidade possuem menos fragmentações nos filamentos de DNA presentes nos glóbulos brancos.

O estudo, publicado no European Journal of Nutrition, acompanhou 84 homens saudáveis. Ao longo de quatro semanas, metade dos participantes consumiu diariamente café extraído do grão arábica. A outra metade consumiu apenas água.

No início do estudo, o grau de fragmentação do DNA nos dois grupos era semelhante. Ao fim do período, porém, não só o índice de quebras no DNA aumentou nos participantes que tomaram água como diminuiu entre os que beberam café. A diferença média entre os índices dos dois grupos foi de impressionantes 27%.

O DNA vai se fragmentando conforme os radicais livres vão agindo na célula.

Os radicais livres são moléculas ou átomos com elétrons faltando. Eles fazem de tudo para se associar com outras estruturas da célula, e isso muitas vezes pode gerar mutações em nosso material genético.

Isso porque um DNA fragmentado pode se colar a outros pedacinhos de DNA quebrado, causando rearranjos genômicos. A fragmentação do DNA está associada ao envelhecimento e até mesmo ao surgimento do câncer.

E aí está mais uma desculpa para apreciar um bom café. Servido?

LEIA MAIS

- Delícia: veja como é o café da manhã em 17 países diferentes (VÍDEO)

- 11 razões para beber café todos os dias

- Tomar café pode ajudar a evitar câncer de fígado