NOTÍCIAS

Carnaval de rua arrasta milhões de foliões no Brasil

16/02/2015 17:30 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02
Rafael Arbex/Estadão Conteúdo

Já não é de hoje que o Carnaval no Brasil deixou de se limitar aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, ao circuito Barra-Ondina, em Salvador, e ao Galo da Madrugada, no Recife, considerado o maior bloco do mundo.

Os brasileiros redescobriram o bom e velho Carnaval de rua: aquele com fantasias, brincadeiras e marchinhas.

Rio de Janeiro

Só no Rio de Janeiro, 456 blocos devem desfilar nesses quatro dias de folia, arrastando 5 milhões de foliões, segundo estimativa da prefeitura.

Os tradicionais Cordão da Bola Preta, Simpatia é Quase Amor, Banda de Ipanema e Cordão do Boitatá já fizeram a festa.

Cerca de 50 mil foliões foram ao baile do Cordão do Boitatá, que acontece na praça XV, zona portuária do Rio. A festa contou com shows de Teresa Cristina, Roberta Sá, Keziah Jones, entre outros.

cordao boitata

Um dos principais destaques de domingo foi o Simpatia é Quase Amor, que saiu da Praça General Osório, em Ipanema, e ganhou as ruas do bairro levando uma multidão de 170 mil pessoas à orla da praia, de acordo com estimativa da Riotur.

O Simpatia nasceu às vésperas do carnaval de 1985, quando o país vivia o clima de “Diretas já”, informou o portal G1. A crítica política sempre fez parte da irreverência do bloco, que tem seu grito de guerra: “Alô, burguesia de Ipanema”.

simpatia e quase amor

O que não falta aos foliões é CRIATIVIDADE:

simpatia e quase amor

Agora, tradição mesmo tem o Cordão da Bola Preta: em seu 97º Carnaval, o bloco reuniu 1milhão de pessoas no centro do Rio na manhã de sábado (14).

A atriz Leandra Leal foi porta-estandarte do Bola pelo sétimo ano consecutivo.

"Estamos festejando a nossa cidade na maior vocação dela. A gente sabe fazer festa. Isso é bom, isso é maneiro. É uma honra carregar essa bandeira num dos dias mais importantes do ano. Estou muito emocionada. Desfilo no Bola Preta desde criança"

bola preta

Recife e Olinda

As ladeiras do Sitio Histórico de Olinda foram tomadas por 61 bonecos gigantes na manhã desta segunda-feira (16). Milhares de pessoas participaram da festa que homenageou Chico Science, Ariano Suassuna, Bob Marley, entre outros.

Super-heróis também invadiram a cidade no domingo. É o Sala da Justiça, um dos blocos mais tradicionais de Pernambuco.

sala da justica

O Sala da Justiça surgiu para acompanhar blocos infantis, segundo informações do G1, até que os criadores resolveram formar um roteiro próprio. Por isso, a festa ainda concentra muitas crianças.

E os foliões PIRAM:

sala da justica

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, cerca de 1.500 pessoas acompanharam o Pena de Pavão de Krishna, de acordo com o jornal O Tempo. No tradicional bloco, os foliões se pintam de azul como Krishna – deus da filosofia indiana.

carnaval mg

Cidade histórica de Minas Gerais, Ouro Preto se transforma em um grande baile de Carnaval a céu aberto nesses dias. Nem a ameaça de falta d'água afastou os foliões dos blocos Liga pra Rádio e Charanga de Lata, neste sábado (14).

E o resultado foi simplesmente LINDO:

carnaval ouro preto

carnaval ouro preto

São Paulo

Em sua 68ª edição, o Bloco dos Esfarrapados mistura marchinhas de Carnaval com sambas-enredo da Vai-Vai, e é considerado o mais antigo da capital paulista. Os foliões saíram às ruas do Bexiga nesta segunda-feira (16)

esfarrapados

Os paulistas também homenagearam Caetano Veloso no Tarado ni Você. O bloco, que toca apenas músicas compostas pelo músico baiano, se concentrou na esquina da Ipiranga com a São João, famosa pela música "Sampa".

tarado ni você

E você, vai ficar aí ou vai pra rua também? ;)