NOTÍCIAS
10/02/2015 17:57 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

13 filmes que ganharam o Oscar de melhor animação (FOTOS)

Divulgação

Criado em 2001, o Oscar de melhor animação é um marco na história recente do cinema.

Até a criação da categoria, a única animação que conseguiu sobreviver à competição e ser indicada como melhor filme foi A Bela e a Fera, em 1991.

Veja a lista abaixo e relembre todos os filmes que venceram o Oscar na categoria de melhor animação:

  • Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
    Reprodução
    Este aqui não ganhou Oscar de melhor filme ou melhor animação, mas merece aparecer nesta lista mesmo assim, pois em 1939, Branca de Neve entrou para a história do cinema ao ganhar um Oscar honorário – ou melhor, oito. A Academia considera o filme "uma significativa inovação" no entretenimento. William Cottrell, David Hand, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen têm créditos na direção. Veja o trailer aqui.
  • Shrek (2001)
    Reprodução
    Dirigido por Aron Warner, esta hilária animação abocanhou o primeiro Oscar de melhor animação, além de ter pego indicação em melhor roteiro adaptado e ter feito enorme sucesso. Assista ao trailer.
  • A Viagem de Chihiro (2002)
    Reprodução
    Considerado um clássico atual, Chihiro ganhou o segundo prêmio e foi o primeiro anime a pegar indicação ou ganhar o Oscar. O diretor é Hayao Miyazaki. Trailer.
  • Procurando Nemo (2003)
    Reprodução
    Dirigido por Andrew Stanton e Lee Unkrich, Nemo também pegou indicações em melhor roteiro original, melhor trilha sonora e edição de som. Trailer aqui!
  • Os Incríveis (2004)
    Reprodução
    Além de ter vencido o Oscar de melhor animação, este filme também conseguiu o de melhor edição de som. O diretor é Brad Bird. Assista ao trailer.
  • Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (2005)
    Reprodução
    Esta excêntrica animação inglesa dirigida por Nick Park and Steve Box foi a primeira em stop-motion a ganhar o prêmio. Veja o trailer.
  • Happy Feet: O Pinguim (2006)
    Reprodução
    Entrou para a história por não ser 100% animação e mesmo assim ganhar o prêmio – no filme há elementos em live-action e não animados, como imagens reais do espaço sideral. O diretor é George Miller, o mesmo da série Mad Max. O trailer está aqui.
  • Ratatouille (2007)
    Reprodução
    A Walt Disney Pictures tinha receio de que Ratatouille não conseguisse ser dar bem na categoria de melhor animação. Chegou a considerar uma tentativa de indicação em melhor filme, mas concentrou-se na campanha em animação e conseguiu o prêmio. O diretor é Andrew Stanton. Veja o trailer aqui.
  • WALL-E (2008)
    Reprodução
    Também dirigido por Andrew Stanton, este filme ganhou em melhor animação e conseguiu mais 5 indicações, em melhor roteiro original trilha sonora, melhor música, mixagem de som e edição de som. Assista ao trailer.
  • Up: Altas Aventuras (2009)
    Reprodução
    Ganhou em melhor trilha sonora, além de melhor animação – e foi o primeiro a ser indicado tanto na categoria de animação, quanto na de melhor filme. O roteiro original e a edição de som também foram contemplados com indicações. O diretor é Pete Docter. Veja o trailer.
  • Toy Story 3 (2010)
    Reprodução
    Sucesso absoluto em público, crítica e bilheteria, Toy Story 3 foi indicado em melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor edição de som. Ganhou dois Oscar: um de animação e outro de música. O diretor é Lee Unkrich. O trailer está aqui.
  • Rango (2011)
    Reprodução
    Este filme dirigido por Gore Verbinski não fez um grande sucesso de público, mas agradou a crítica e a Academia. Clique aqui para ver o trailer.
  • Valente (2012)
    Reprodução
    Dirigido por Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell, Valente foi o primeiro filme da Pixar a ter uma protagonista mulher – e conseguiu ganhar o prêmio. Trailer.
  • Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)
    Reprodução
    O sucesso de Frozen foi estrondoso: só a bilheteria foi de mais de US$ 1 bilhão. E conseguiu se tornar o primeiro filme do Walt Disney Animation Studios a ganhar um Oscar desde Tarzan (1999). A direção é de Chris Buck e Jennifer Lee. Veja o trailer.


LEIA TAMBÉM:

- Homem-Aranha se juntará ao universo Marvel no cinema

- Diva: Meryl Streep dá vida à rock star em 'Ricki and the Flash'

- 'Boyhood' é o grande vencedor do BAFTA 2015