COMPORTAMENTO
02/02/2015 18:52 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

'É tão normal', diz mãe de Anna Clara Mansur, intitulada a 'primeira blogueira fitness infantil'

Ela tem apenas nove anos e uma conta no Instagram com mais de dois mil seguidores.

Em seu perfil, Anna Clara Mansur se define como "A primeira blogueira fitness infantil. Aos 9 anos, vivo uma vida saudável com treino e alimentação" e usa a página para exibir sua rotina de exercícios na academia.

Entre 150 imagens e vídeos, ela publica vídeos fazendo agachamentos, levantando peso, correndo na esteira e posando com o "look do dia" para ir à academia. E mais: seus treinos têm duração de uma hora, dois dias por semana, sob a supervisão de seu pai, que é personal trainer.

Ficou chocad@, certo?

As redes sociais também. E, imediatamente, surgiram críticas à família de Anna por expô-la de uma forma inadequada e incentivar um estilo de vida que seria completamente inadequado para uma criança (!).

Em contrapartida, a mãe da menina usou o próprio Instagram para responder as críticas e, por causa da exposição, resolveu fechar a conta [ que até a publicação desta matéria foi reaberta ao público, mas foi trancado novamente].

E a gente quis ouvir os pais de Anna Clara.

Em entrevista ao Brasil Post, Mileny Mansur, de 38 anos, diretora de uma escola em Anápolis (GO), disse que acredita ser normal a rotina de exercícios que a filha pratica e revelou que ela quer ser blogueira quando crescer. Blogueira fitness.

Brasil Post: Como Anna começou com a ideia de querer ir para a academia?

Mileny Mansur: Ela cresceu nesse mundo [fitness]. Com dois anos, já fazia exercícios. Primeiro natação, depois balé e continuou na natação. Ano passado ela começou a pedir para treinar, e a gente tentou enrolar alguns meses, mas não teve jeito. Hoje ela faz exercícios funcionais toda terça e quinta, durante uma hora. Ela não pega nenhum peso, é trabalhado mais como lúdico, mesmo.

blogueira fitness


Com nove anos, ela toma algum suplemento?

Ela não toma nenhum tipo de suplemento, nem Whey Protein, nada. Ela só tem uma alimentação saudável. Lá em casa tem uma besteira ou outra, mas ela só come se quiser. É um ritmo de vida que ela tem desde pequena, então, não é ruim para ela. Não tem dieta, ela come de uma forma saudável apenas. Mas, se ela for numa festa, por exemplo, ela se alimenta como qualquer criança: come docinhos, salgadinhos, etc.

Para vocês, é normal ela ir à academia e se intitular como 'blogueira fitness'?

Não é porque ela vai para a academia que ela não estuda, não tem amigos, muito pelo contrário. Se ela não tiver notas boas, ela não treina. É uma das condições. A vida dela não é a academia. Nós somos totalmente presentes. Existem regras e ela sabe disso.

blogueira fitness


A ideia do Instagram foi dela, então? Ela quer ser blogueira?

Toda a ideia é dela. Ela falou pra mim: "mãe, eu quero ser blogueira!", e eu não dei moral para isso, achei que ela estava brincando. Ela vai porque gosta, não tem nada imposto e eu gosto disso. Eu não vejo nenhum mal nisso. Para falar a verdade, eu sinto orgulho dela. Eu não tenho dúvida que ela vai seguir isso na vida profissional. Ela é muito fã da Geisa Vitorino.

Você acredita que ter um pai personal trainer pode ter influenciado este comportamento?

A criança é o espelho dos pais, então não tem como negar isso.

Você tem controle do que ela posta ou deixa de postar?

Eu preciso entrar na frente disso para evitar qualquer sofrimento para ela. Mas não vou desistir de fazer uma coisa que é tão normal. Tem gente que tem maldade demais no pensamento. Qualquer pessoa que convive com ela sabe que ela é uma criança normal. Brinca na rua, tem amizade, monta casinha na porta de casa com as amiguinhas.

Por que as pessoas se impressionaram com uma menina de 9 anos entre aparelhos de academia?

É falta de conhecimento. Qualquer pessoa que assistir aos vídeos, vai ver que ela não está fazendo musculação. Ela não está levantando nenhum peso. Qualquer exercício aeróbico que ela faz, qualquer pessoa pode fazer. Não vou deixar que ela fique sem fazer algo que gosta porque os outros estão achando que seja errado, entendeu? Acho que cada um deveria se preocupar com outras coisas.

blogueira fitness


Você não acha que expor a rotina dela desta forma é incentivar o culto ao corpo de forma precoce?

Futuramente pode ser que sim. Mas hoje ela ainda não tem essa noção. É um exercício que ela gosta então, por que não fazer?

E você, o que acha?

Conte para nós nos comentários abaixo!

Curta a gente no Facebook |
Siga a gente no Twitter

LEIA MAIS:

- Nada de 'sombra e água' fresca para a revista Vogue Kids

- O enterro dos brinquedos ou o resgate da infância?