NOTÍCIAS
27/01/2015 22:58 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Finalmente revelada a verdade sobre as 'mensagens sexuais ocultas' da Disney

Archive Photos via Getty Images
Bob Hoskins is seduced by Jessica Rabbit in a scene from the film 'Who Framed Roger Rabbit', 1988. (Photo by Buena Vista/Getty Images)

Há muito tempo suspeita-se que o maravilhoso mundo da Disney esconde mensagens sexuais subliminares em seus filmes de animação. Desde palavras inadequadas que aparecem escondidas no céu no filme "O Rei Leão" até a linguagem sugestiva encontrada em "Aladim", as provas contra o Mickey parecem se acumular rapidamente... ou não?

Na era da internet é difícil dizer o que é real. Por exemplo, a imagem de uma suposta cena de sexo em "Toy Story 3" tornou-se viral após o lançamento do filme, mas acabou sendo só uma brincadeira bem elaborada.

Para descobrir a verdade por trás das supostas imagens sexuais nos filmes da Disney, conversamos com o ex-animador da Disney, Tom Sito. Mesmo que você não saiba, Sito participou de uma grande parte da sua infância. Seus créditos incluem "O Rei Leão", "A Bela e a Fera", "Aladim" e outros. Agora Sito dá aulas de animação na USC e tirou um tempinho para nos ensinar o que é real e o que é pura desinformação quando se trata dessas cenas escandalosas da Disney.

Sem mais cerimônia, eis aqui a verdade por trás de alguns dos momentos mais controversos da Disney:

1. Será que o bispo fica excitado em "A Pequena Sereia"?

O que parece acontecer:

Parece que o bispo curte um pouco demais casamentos. Um olhar mais atento ao homem durante a cena do casamento em "A Pequena Sereia" parece mostrar que ele está tendo uma ereção.

A explicação:

Acontece que Sito foi o artista que criou o personagem do bispo e desenhou a cena. "São os joelhos", ele disse sobre o momento infame. "A piada é que ele é um homem pequeno que está em pé em cima de uma caixa e suas vestes, suas grandes vestes de bispo, estão envolvendo tudo e cobrindo todo o seu corpo. Ou seja, as pessoas veem o que elas querem ver".

2. Será que Aladim diz para as garotas ficarem nuas?

O que parece acontecer:

Apesar de ter alguns problemas com Rajah, Aladim parece dizer: "Good teenagers, take off your clothes" ("Boas garotas, tirem suas roupas"). Você ouve isso quando Jasmine abre as cortinas. É nesse momento que a sua parte pré-adolescente ri e aperta o botão retroceder algumas vezes.

A explicação:

De acordo com o comentário do diretor de "Aladim", a fala é realmente um improviso para estender a cena. Tinha que dizer algo assim: "Good tiger. Take off. Scat. Go!" ("Seja um bom tigre. Sai daqui. Dê o fora!") Mais evidências de que a controversa fala foi apenas mal ouvida, Sito nos disse: "Os dois animadores que estavam fazendo essa sequência são ambos caras bem religiosos... Este não seria o seu tipo de humor."

3. Existe realmente uma mulher nua em "Bernardo e Bianca"?

O que parece acontecer:

Uma imagem de uma mulher nua aparece no fundo enquanto Bernardo e Bianca passam acelerados, o que levou sua mãe a proibir você de ver o filme novamente.

A explicação:

"[No] primeiro filme 'Bernardo e Bianca' havia a imagem nua", diz Sito. O animador explicou que, quando houve uma reedição do filme, boa parte dos produtores executivos originais que produziram o vídeo não estava mais. Não sabendo da imagem de nudez, os novos executivos usaram o negativo original de 1977 na reedição. Isto supostamente levou a um grande recall.

"Se alguém tivesse perguntado a um artista, ele diria, 'Oh, sim, há uma foto nua lá. Quero dizer, uma garota da capa da Playboy. Todo mundo sabe disso.' Todo mundo que estava na animação sabia sobre esta garota da capa. Mas ninguém nos perguntou", acrescentou Sito.

4. Será que a palavra "Sex" ("sexo") aparece em "O Rei Leão"?

O que parece acontecer:

Depois que Simba chuta um pouco de pó, a palavra "sex" aparece no céu e sua infância foi arruinada.

A explicação:

De acordo com Sito, a palavra não é uma mensagem subliminar sobre sexo. É apenas uma mensagem para o departamento de efeitos especiais. O animador diz: "Ela não diz ‘sexo’. Diz 'efeitos especiais', cuja sigla é SFX."

Seja com a suspeita aparição de Sid em "Toy Story 3" ou de Rapunzel em "Frozen", os filmes da Disney estão cheios de surpresas. E parece que este é um deles também.

5. Será que Jessica Rabbit tem um problema com seu guarda-roupa?

O que parece acontecer:

Depois de um acidente de carro do desenho "Uma Cilada para Roger Rabbit", Jessica Rabbit é jogada do veículo e parece que suas "partes íntimas" estão expostas. Mas espere... É isso mesmo? Foi um pouco rápido demais.

A explicação:

As aparências enganam, mas supostamente não neste caso. De acordo com a revista Variety, houve uma corrida pelas cópias do filme após se espalhar a notícia de que os animadores tinham feito Jessica Rabbit aparecer sem calcinhas em algumas cenas. As edições posteriores de "Roger Rabbit" tinham sido alteradas digitalmente para dar à Sra. Rabbit uma adequada proteção.

Embora Sito não tenha confirmado a escandalosa cena, ele explicou que incluir piadas internas em filmes antigos não era considerado grande coisa. "Você sabe que em pré-video e pré-VHS e VCR e outras coisas do tipo, as pessoas costumavam colocar pequenas piadas nos filmes porque as coisas funcionavam em 1/24 de segundo", disse Sito. "Então você diz: ’Bem, ninguém está vendo nada'... E, logo, os [desenhistas] faziam isso como brincadeira. Mas, na verdade, a partir da idade moderna de reproduzir coisas e tudo mais, as pessoas olham para tudo agora, até mesmo nos filmes antigos. Eles vão quadro a quadro e puxam essas coisas questionáveis o tempo todo."

Quando perguntamos se ele iria compartilhar qualquer outra piada ou humor sexual escondido, Sito riu. "Bem, se tivesse eu não contaria", ele disse. "Isso proporciona algo para fazer em um dia chuvoso."

Agora, isso é o que nós chamamos de "final feliz":

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS

- Mais sexo é melhor, mas só até um certo ponto

- 12 respostas totalmente francas às suas dúvidas sobre o sexo lésbico