NOTÍCIAS
21/01/2015 13:19 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Saiba como preparar um bom currículo na melhor época do ano para conseguir um emprego

Reprodução/Internet

O primeiro trimestre do ano é visto por especialistas de Recursos Humanos como o melhor período para buscar e conseguir um emprego, já que é no início do ano que as empresas mais contratam.

Para conquistar a vaga, no entanto, não basta enviar centenas de e-mails para todas as empresas. A busca por um novo emprego deve iniciar com um currículo bem elaborado, que é a porta de entrada para qualquer processo seletivo e que dará aos recrutadores uma primeira impressão do profissional.

Se você ainda não sabe ou tem dúvidas de como preparar um bom curróculo, o site de empregos Curriculum.com.br mostra abaixo um passo-a-passo para não errar na hora de mostrar suas habilidades profissionais. Confira:

1. Reúna suas informações

Em primeiro lugar, reúna todas as informações sobre você, sem exclusão de absolutamente nada. Faça então uma grande massa de dados sobre a sua vida. Invista bastante tempo nesta etapa. É provável que estes dados resultem em várias páginas, mas não se preocupe, o objetivo é esse mesmo.

Compreenda que o currículo nada mais é do que uma peça publicitária de vendas do seu principal produto: você. Portanto, ele deverá ser elaborado como um folder ou folheto promocional, destacando o que você tem de melhor.

2. Selecione os principais dados

Após reunir todas as informações sobre você, é hora de selecionar o que mais importa. Dê destaque às informações necessárias, como escolaridade, experiência, cursos extras e informações pessoais.

3. Atenção à formatação

O currículo deve começar com o seu nome, em fonte grande, e dados de contato, em fonte menor. Outra dica é destacar , com uma fonte maior do que a do nome, o seu objetivo profissional.

5. Palavra-chave

Junto com o seu currículo, talvez centenas ou até milhares de outros estejam sendo analisados, por isso use palavras-chave que chamem a atenção e um layout que ressalte os melhores resultados.

6. Sem exageros

Fale de você, de suas qualidades, mas tome muito cuidado nesta hora para não exagerar e sair do “bom tom”.

7. Revise o texto para não ter erros gramaticais

Um erro gramatical pode ser fatal, pois tende a desqualificar o candidato de imediato. Releia o currículo.

8. Não seja prolixo

Cite suas informações, mostrando nomes das instituições de ensino ou de empresas em que passou e as devidas datas. Não exagere nos detalhes. O currículo precisa ser objetivo e dinâmico. Faça tudo no máximo em duas folhas.

9. Ordene suas informações

Quando for citar sua formação e histórico profissional, sempre comece pelas experiências mais recentes. O recrutador que ver o que fez e por onde passou nos últimos anos.

10. Não minta

Quanto ao idioma, deixe claro seu atual nível e não subestime nem superestime seus conhecimentos. O mesmo vale para outras habilidades.

Nunca cite informações inexistentes no currículo ou minta sobre seu histórico escolar ou profissional. Isso pega muito mal.

Curta a gente no Facebook |
Siga a gente no Twitter

LEIA TAMBÉM:

- Facebook está com 18 vagas abertas para seu escritório em São Paulo; veja como se inscrever

- Estágio e trainee: Google, Samsung, Nestlé e mais 6 empresas estão com vagas abertas