COMPORTAMENTO

Benefícios do Ghee: 11 Razões Saudáveis Para Usar Manteiga Clarificada

09/01/2015 15:26 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02
Roger Dixon via Getty Images

Parece manteiga, é feito com manteiga, meio que cheira a manteiga, mas será que o ghee é saudável mesmo?

O ghee, mais conhecido como manteiga clarificada, é uma fonte de gordura tradicionalmente usada na culinária indiana. Você não vê potes de Ghee nas prateleiras dos supermercados, mas pode facilmente fazê-lo em casa. Ao fazer a sua própria manteiga (ou usando um pedaço de manteiga sem sal), você prepara o ghee derretendo a manteiga em fogo médio até ferver.

"Enquanto a maioria das manteigas clarificadas são preparadas através da remoção de sólidos do leite nas etapas iniciais, o ghee se diferencia por continuar a ferver com os sólidos do leite para dar ao produto final um sabor distinto", diz a nutricionista Raman Khatar do Food for Thought, em Vancouver.

Durante este processo de fusão, os sólidos do leite encontrados na manteiga começam a separar, o que resulta em uma panela contendo um líquido dourado transparente que ao esfriar se transforma em ghee. Khatar acrescenta que você pode coar os sólidos e armazenar o seu ghee em um frasco de vidro hermeticamente fechado.

Mas será que é realmente bom para você? "Isso lembra um pouco o argumento margarina vs. manteiga", diz Khatar. "O Ghee é feito a partir de uma fonte natural (manteiga) e por causa da forma como é preparado, o teor de lactose e proteína do leite é quase zero ou mínimo, o que o faz ser mais tolerado por pessoas com sensibilidade a lácteos."

No entanto, os leitores devem ter em mente que o ghee ainda tem um alto teor de gordura saturada, apesar de alguns estudos terem conectado o ghee a baixos níveis de colesterol. Tradicionalmente, diz Khatar, que o ghee também foi utilizado como um remédio caseiro natural indicado para tratar de queimaduras, inchaço e dor, além de ser um ingrediente na cozinha.

Khatar acrescenta que você também encontra artigos elogiando o ghee, como uma manteiga que faz com que você perca peso milagrosamente, mas quem está tentando perder peso deve ter cautela com todas as calorias consumidas de uma fonte de gordura.

Mas, em grande parte, substituir suas manteigas gordurosas e o óleo pelo ghee pode ser uma boa ideia. Aqui estão 11 razões para você considerar o uso desta manteiga.

Os benefícios do Ghee para a saúde

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost Canada e traduzido do inglês.

Curta a gente no Facebook |
Siga a gente no Twitter

LEIA MAIS:

- "Estamos cansadas da ditadura da barriga chapada"

- 5 passeios gastronômicos imperdíveis em Paris