NOTÍCIAS
06/01/2015 20:27 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

11 formas de vencer a sonolência do meio da tarde sem cafeína

Paul Bradbury via Getty Images

Existe algo pior do que aquele torpor do meio da tarde? Uma hora você está a todo vapor com seu projeto e em outra as suas pálpebras parecem carregar chumbo. É ou não é um assassino de produtividade?

Todos nós já experimentamos a sonolência das três horas da tarde que costuma aparecer indesejavelmente em nossos dias de trabalho. Mas, em vez de recorrer à cafeína como solução, há outras maneiras de trazer a sua energia de volta e colocá-lo no caminho certo. Abaixo descrevemos 11 maneiras de se energizar e evitar a inércia da tarde, rapidamente e sem esforço. E sem necessidade de café!

Cheire um pouco de citrus.

lemon

Vai uma colônia de limão aí, gente? Uma pesquisa sobre aromaterapia nos mostra que apenas um aroma cítrico refrescante pode nos estimular mentalmente e melhorar o humor que tão desesperadamente precisamos no meio da tarde. Descascar uma laranja também oferece alguns benefícios para o alívio do estresse (sem mencionar a dose inevitável de vitamina C que você ganha ao comê-la). Dá-lhe superfrutas.

Saia para uma caminhada.

Há algo especial no ar fresco, algo que faz você se sentir revigorado - exatamente o tipo de estímulo que você precisa quando está se sentindo atordoado de sono. Estudos sugerem que as caminhadas podem melhorar a concentração e reduzir o estresse. Um estudo recente, publicado no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, também descobriu que andar com mais vitalidade pode até melhorar o seu humor.

Passar um tempo na natureza traz alguns benefícios a longo prazo também. Pesquisas têm demonstrado que dar uma volta fora de casa pode diminuir os sentimentos de depressão e melhorar a saúde mental.

Trabalhe em etapas.

working

Quantas vezes você já se sentou para concluir um projeto e daí a 10 minutos pulou para outra tarefa? Nós sentimos uma enorme dificuldade em nos manter focados – então, trabalhar em segmentos pode ser a solução. Alguns especialistas sugerem que trabalhar em segmentos de 90 minutos pode nos ajudar a ser mais produtivos a longo prazo, porque dá um descanso aos nossos miolos.

"O corpo humano está todo conectado para vibrar. Para operar o nosso melhor nós precisamos renovar a nossa energia em intervalos de 90 minutos - e não apenas fisicamente, mas também mental e emocionalmente", escreveu em um blog do HuffPost, Tony Schwartz, presidente do The Energy Project.

Suba escadas.

Não há nada como exercícios para fazer seu sangue e cérebro vibrarem. Fazer um rápido exercício - mesmo que seja apenas subir e descer escadas - vai liberar endorfinas e pesquisas sugerem que isso pode deixar você mais produtivo. Sem falar, que você vai colher os benefícios físicos dos exercícios no processo. Não é má ideia para levantar o ânimo.

Tire uma soneca.

napping

Nós somos grandes fãs de cochilos à tarde - e não é difícil perceber o motivo. Uma soneca de apenas 20 minutos pode aumentar a sua agilidade, a produtividade e a criatividade. Às vezes, a única maneira de combater o cansaço é se entregar a ele. Você voltará mais energizado, de todas as formas.

Pense em algo rapidamente.

Pode parecer contraproducente (como a última coisa que você quer fazer), mas a pesquisa mostra que tomar algumas decisões de último minuto pode realmente aumentar a sua energia. Quando você estiver no seu limite, tente agendar uma sessão de brainstorming ou uma reunião. Produzir enquanto você prova esta estratégia? Lucro!

Dance na cadeira!

headphones desk

Ok, talvez a sua mesa de trabalho não seja o lugar mais apropriado para uma balada, mas pelo menos ligue seus fones de ouvido por alguns minutos. A música pode melhorar o seu humor e lhe dará a oportunidade de desfrutar de uma mini fuga. Perca-se na batida e em seguida volte ao trabalho revigorado e pronto para enfrentar a próxima tarefa.

Hidrate-se.

Pode ser tentador pegar aquele refrigerante diet, mas isso não vai ajudar no seu nível de energia se você estiver secretamente desidratado. Pesquisas sugerem que uma leve desidratação pode contribuir para a sonolência. Troque os refrigerantes pela velha e boa água mineral e se fortaleça contra o fog do meio da tarde.

Ajuste essa postura.

work stress

Você naturalmente vai sentir se chegou a um nível de desgaste se você estiver realmente nesse nível. Pesquisas mostram que ajustar sua postura pode dar um impulso de energia e até mesmo estimular a sua segurança. Pontos para mim. Uma coisa a menos para fazer!

Três palavras: fotos de cachorrinhos.

Ou imagens de gato, ou panda... entendeu? Um estudo japonês descobriu que tirar um tempo para olhar conteúdo fofo pode melhorar seu humor e, de fato, torná-lo mais produtivo. Só não deixe a tarde escapar de você - tenha certeza de voltar às suas tarefas antes de pegar a si mesmo dizendo: "Ok, só mais um."

Deixe sua mesa de trabalho.

A ideia é que, precisamos de uma pausa a fim de ficarmos energizados e produtivos. Trata-se de fugir dos limites do seu espaço de trabalho para obter mais clareza mental. Estudos mostram que almoçar em nossas mesas de trabalho pode nos deixar mais estressados e menos criativos. Mude seus status do Gchat para ocupado e afaste-se do seu cubículo. Vai valer a pena. Eu juro.


Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.


Curta a gente no Facebook |
Siga a gente no Twitter


LEIA MAIS:

- 7 maneiras de como o sono afeta o seu trabalho e você nem imaginava

- 9 motivos pelos quais dividir a cama pode estar atrapalhando seu sono