NOTÍCIAS

12 escândalos sexuais que marcaram a política mundial

17/12/2014 10:57 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02
WILSON PEDROSA/ESTADÃO CONTEÚDO

A política e os direitos humanos deram um pequeno passo na última segunda-feira, 15 de dezembro. O Ministério Público Federal apresentou uma denúncia contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) por incitação ao estupro. O que deu origem à denúncia foi declaração controversa — e possivelmente criminosa — do político em resposta à também deputada Maria do Rosário (PT-RS). No Plenário, Bolsonaro disse: “eu falei que não ia estuprar você porque você não merece”.

Revoltante em muitos sentidos, esse caso envolvendo Bolsonaro não inaugurou os casos polêmicos em que sexo (neste caso, na forma de um crime hediondo) e política se misturaram. O Congresso brasileiro e os governos de muitos outros países já viveram dias quentes. Veja os 12 casos que deram mais o que falar:

Escândalos sexuais na política

LEIA TAMBÉM

- 'Não te estupro porque você não merece', repete Bolsonaro a deputada Maria do Rosário

- Após polêmica e pedidos de cassação, Jair Bolsonaro diz que colocou Maria do Rosário ‘na latrina' da história

- Cassação de Jair Bolsonaro: Qual possibilidade do deputado perder mandato por desrespeitar Maria do Rosário e ironizar estupro?

- #ForaBolsonaro: Conselho de Ética inicia processo contra Jair Bolsonaro por quebra de decoro em embate com Maria do Rosário