NOTÍCIAS
15/12/2014 16:17 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Avenidas de São Paulo têm velocidade reduzida para 40km/h

Thinkstock

A partir desta segunda-feira (15), avenidas movimentadas do Centro de São Paulo (SP) passam a ter trechos com velocidade máxima reduzida a 40km/h. São elas: Cásper Líbero, Rio Branco, São João, Ipiranga, Nove de Julho, Brigadeiro Luís Antônio e Liberdade, e a Rua Consolação.

A justificativa é que a região atrai um grande número de pedestres, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a ação visa aumentar a segurança para usuários e incentivar o melhor compartilhamento do espaço urbano.

Como complemento, vias ao redor também reduziram a velocidade máxima permitida de 60km/h para 50km/h. Aqui entram Avenida Rangel Pestana, Rua Anita Garibaldi, Praça João Mendes, Viaduto Dona Paulina, Avenida Ipiranga (entre as avenidas Cásper Líbero e São Luís), Avenida Senador Queirós e Avenida Mercúrio.

A mudança faz parte do Projeto da Área 40, implementado pela CET, que agora funciona em trechos de todas as regiões da cidade.

E não é só o Centro...

As duas principais vias que cortam a cidade também terão a velocidade reduzida. As marginais Tietê e Pinheiros passarão de 90 km/h para 70 km/h a partir de 2015. Além dessas, nas pistas auxiliares, diminuirá de 70 km/h para 60 km/h; e nas faixas locais, de 60 km/h para 50 km/h.

(Com informações da CET e Estadão Conteúdo)