COMPORTAMENTO
11/12/2014 17:43 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

"Mas o que ela estava vestindo?": Tumblr mostra como as mulheres estavam vestidas quando foram assediadas (FOTOS)

Reprodução/stopthecatcall.tumblr.com/

Em uma sociedade ainda contaminada pelo machismo, o que uma mulher veste é considerado passe livre para o assédio e o estupro. Vestir uma minissaia, roupa transparente ou vestido é algo que, comumente, rende comentários do tipo: "ah, ela está pedindo para ser assediada/estuprada", "mas olha só como ela estava vestida, ela queria o quê?", "ninguém anda na rua sozinha vestida assim".

Mas a verdade é que nenhuma mulher pede por isso e que, seja com moletom, calça jeans, minissaia ou vestido, o "fiu-fiu" é disparado diversas vezes, em diferentes situações, objetificando o corpo e desrespeitando o direito da mulher de circular pelo espaço público sem medo.

Pensando nesta questão da roupa e do vestuário relacionadas ao assédio, um Tumblr foi criado pra mostrar o que várias mulheres vestiam quando foram assediadas e até mesmo estupradas.

Batizado de "But What Was She Wearing?", ("Mas o que ela estava vestindo?", em tradução livre), o site mostra exatamente o look que mulheres usavam quando foram assediadas fisicamente ou verbalmente.

O Brasil Post fez uma seleção dos visuais mais incomuns e que, acredite ou não, renderam algum tipo de assédio. Além das fotos, as participantes contam, em um parágrafo, como foram assediadas e os detalhes da abordagem:

Tumblr mostra o que elas vestiam ao ser assediadas


LEIA MAIS:

- Você pode ajudar a combater o assédio sexual no Brasil. Saiba como

- 19 dados mostram por que é preciso falar sobre violência contra a mulher no Brasil