COMPORTAMENTO
11/12/2014 21:56 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Jardim de Infância retira brinquedos das salas de aula e deixa as crianças mais criativas

Thinkstock

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Sabe quando você passa um tempão procurando aquele presente ideal para o seu filho, mas, no fim das contas, ele se diverte mesmo é com a caixa de papelão? É a criatividade dele sendo aguçada. Foi pensando nisso que um jardim de infância norueguês resolveu fazer uma experiência: tirar todos os brinquedos das salas de aula e ver como as crianças se comportariam. E se você está achando que o resultado foi reclamação e caretas de reprovação, está enganado.

Depois de um tempo, os professores passaram a perceber que as crianças começaram a usar mais a imaginação. Sem brinquedos “prontos”, soltaram a criatividade para criar adereços que fizessem parte das brincadeiras. Assim, agulhas se transformaram em espadas, caixas de palão viraram barcos e, as folhas, dinheiro. Além disso, como tudo é imaginado e ninguém é dono de nada, a experiência mostrou que os conflitos entre as crianças diminuíram muito.

Com tantos resultados positivos, a creche pretende criar mais períodos sem brinquedos, principalmente durante as atividades realizadas fora das classes, em que o contato com a natureza é maior.