NOTÍCIAS
07/12/2014 13:27 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

O ‘primeiro computador do mundo' pode ser ainda mais antigo que se imaginava

Stefan Geens/Flickr
At the National Archaeological Museum of Athens

Há mais de um século os cientistas coçam a cabeça, se perguntando o que seria o objeto parecido com um relógio encontrado em um naufrágio perto da ilha de Antikythera, na Grécia, em 1901.

O chamado Mecanismo de Antikythera é composto por uma série de engrenagens de bronze. Acredita-se que ele tenha sido usado para prever eclipses e as posições dos planetas, além de acompanhar as datas das Olimpíadas.

Ainda assim, os cientistas seguem debatendo quando o “primeiro computador do mundo” foi construído – e quem o fez.

Um estudo de 2006 estimou a data entre 150 e 100 A.C. Mas uma nova análise do disco que acompanhava eclipses indica que o calendário do aparelho provavelmente começava em 205 A.C. O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Puget Sound, em Washington, e da Universidade Nacional de Quilmes, da Argentina.

A conclusão sugere que o Mecanismo de Antikythera seja entre 50 e 100 anos mais antigo que o que se acreditava previamente. Se for o caso, dizem os pesquisadores, o aparelho não poderia ter usado a trigonometria, que foi desenvolvida no século 2 A.C. Em vez disso, ele provavelmente se baseava em princípios aritméticos que os gregos tomaram emprestados dos babilônios.

Por enquanto, o mistério de quem inventou o mecanismo continua sem solução. Alguns especialistas ligam o aparelho a pensadores lendários como Arquimedes e Hiparco, mas o novo estudo afirma que ainda não é possível ter certeza.

“Sabemos muito pouco sobre astronomia grega”, disse ao New York Times James Evans, professor de física da Universidade de Puget Sound e um dos autores do estudo. “Sobraram apenas fragmentos de trabalhos. Provavelmente é mais seguro não tentar atribui-lo a nenhuma pessoa famosa.”

A pesquisa foi publicada online em 15 de novembro na revista Archive for History of Exact Science.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS

- Obras de Andy Warhol feitas em computador são encontradas por pesquisadores

- Internet Arcade reúne 900 jogos antigos (mas que rodam no seu computador!)