NOTÍCIAS
05/12/2014 12:03 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Uefa anuncia a criação de um novo torneio entre seleções, a Liga das Nações

Reuters

O Comitê Executivo da Uefa, entidade que comanda o futebol europeu, oficializou nesta quinta-feira (4), em Nyon, na Suíça, a criação de um novo torneio oficial entre seleções europeias: a Liga da Nações. A competição já havia sido anunciada em março deste ano, durante congresso realizado em Astana, no Cazaquistão.

A nova competição, a ser disputada pelas 54 seleções que integram a Uefa, será realizada a partir de 2018, a cada dois anos, em épocas em que não são disputadas Eliminatórias para a Copa do Mundo ou para a Eurocopa, substituindo, assim, os amistosos internacionais que costumavam ser disputados pelas seleções europeias nestes períodos.

A primeira edição da Liga das Nações será disputada a partir de setembro de 2018 e terá sua primeira fase disputada em seis datas, até novembro daquele ano. As 54 seleções serão divididas em quatro "ligas", equivalentes a "divisões". Tal como os campeonatos nacionais de clubes, haverá acesso e rebaixamento - na Liga A, os quatro primeiros disputarão a fase final, em formato de mata-mata, que vai definir o campeão, em junho de 2019.

uefa nations league

O novo certame também definirá quatro vagas para a Eurocopa, que serão definidas através de uma espécie de repescagem, a ser disputada pelos 16 vencedores de grupo das quatro divisões - as outras 20 vagas para a Euro virão das Eliminatórias, que terão dez grupos.

uefa nations league playoffs

Com a novidade, as seleções de outros continentes deverão buscar adversários não-europeus para a disputa de amistosos internacionais em datas Fifa, já que as equipes do Velho Continente jogarão entre si, em um torneio oficial, nestas data. Para Gianni Infantino, secretário-geral da entidade, a nova competição "vai aumentar o interesse prestado aos jogos entre seleções europeias".