ENTRETENIMENTO
28/11/2014 19:03 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:53 -02

Morte de Roberto Gómez Bolaños: Criador de Chaves e Chapolin morre aos 85 anos

Divulgação

Morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, o humorista mexicano Roberto Gómez Bolaños, conhecido pelo apelido de Chespirito e que fez fama em todo o mundo com os personagens Chaves e Chapolin. A informação foi confirmada pela rede de televisão mexicana Televisa e pelo jornal mexicano El Universal.

O jornalista Joaquín López-Dóriga foi um dos primeiros a dar a informação nas redes sociais.

Atualmente radicado em Cancún, onde vivia com a atriz Florinda Meza (intérprete da personagem Dona Florinda em Chaves), o ator e escritor Bolaños vinha sofrendo com problemas de saúde há anos. Não por acaso, em diversas ocasiões a morte do humorista era ventilada nas redes sociais, e geralmente era desmentida em seguida. Desta vez, porém, familiares confirmaram a morte de Chespirito no início desta tarde, por volta das 14h30 (horário do México).

A causa da morte não foi confirmada oficialmente pelos familiares de Bolaños. O comediante tinha diabetes e efisema pulmonar.

Chaves completa 30 anos no Brasil


Ironia do destino ou não, a morte do humorista foi informada ao mesmo tempo em que o SBT exibia Chaves. O canal interrompeu a transmissão para informar a morte de Chespirito. Segundo o portal UOL, o canal de Silvio Santos vai exibir um especial de Chaves às 21h15 desta sexta-feira, logo após a novela Chiquititas.

Trajetória

Bolaños, criador de personagens cativantes de televisão como Chaves e Chapolin Colorado, que divertiram milhões de espectadores, sofria há vários anos de problemas de saúde que o mantinham distante da vida pública.

O talentoso e prolífico comediante recebeu o apelido de Chespirito de um diretor de cinema, que é o diminutivo da pronúncia em espanhol de Shakespeare e o batizou assim por sua abundante produção de roteiros para o teatro, televisão e cinema, e sua baixa estatura.

Mais de quatro décadas depois de ter estreado, os programas de Chespirito continuam em exibição em toda a América Latina, algo raro na televisão. Além disso, o programa obteve sucesso em países como Rússia e Tailândia.

(Com Reuters)

LEIA TAMBÉM

- Morte de Roberto Gómez Bolaños: Um dos últimos tweets do criador de Chaves e Chapolin declarava amor aos brasileiros

- Morte de Roberto Gómez Bolaños: Presidente do México, Seu Barriga e outros famosos lamentam morte de Chespirito

- Por morte de Roberto 'Chespirito' Bolãnos, página oficial da Globo no Facebook compartilha um post do SBT pela primeira vez