ENTRETENIMENTO

32 discos nacionais de 2014 para ouvir antes que o ano acabe

27/11/2014 09:47 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02
Reprodução

Rock, pop, Hip-Hop, eletrônica, MPB ou samba. Não importa o gênero, com o encerramento de 2014 é hora montar e finalizar as tradicionais listas com os melhores lançamentos do ano.

Entretanto, enquanto o ano não chega ao fim, que tal recuperar alguns dos principais registros apresentados entre os meses de janeiro e novembro para ouvir enquanto há tempo?

Em uma busca pelos principais sites de música, blogs, revistas e jornais de todo o país, selecionamos 32 discos que você precisa ouvir para entender um pouco da música brasileira em 2014.

Leia mais: 16 discos nacionais para download e audição gratuita

Com um cardápio bem servido de artistas independentes - Carne Doce, Transmissor -, veteranos - Titãs, Racionais MC's - e estreantes - Banda do Mar, Câmera -, basta apertar o "play" e recuperar o tempo perdido.

Além do player para audição, a maioria dos álbuns conta com um endereço para download legal e gratuito na página do próprio artista. Em cada box de texto, um link para a leitura completa da matéria no site que recomenda o trabalho.

Prepare os fones de ouvido, escolha o gênero que você mais gosta e boa leitura.


Adriano Cintra

Disco: Animal (2014, Deck Disc)

Gênero: Pop-Rock, Eletrônico.

adriano

Adriano Cintra parece incansável. Um dos primeiros nomes brasileiros desta geração a ter reconhecimento internacional via sua antiga banda, CSS, o paulistano e multi-instrumentista encabeça diversos outros projetos como Madrid, ao lado de Marina Gasolina, e Thee Butchers Orquestra e está em atividade desde os anos 1990. No entanto, nunca havia se tornado uma figura única, dona de somente o seu nome diante de um projeto, e Animal abre espaço para o músico finalmente mostrar um caminho só seu. Monkeybuzz.

Download | Ouça:



Alice Caymmi

Disco: Rainha dos Raios (2014, Joia Moderna)

Gênero: MPB, Experimental.

alice caymmi

Com Alice, ficar no muro é opção inexistente. A neta de Dorival, desta vez em disco de intérprete, exceto por Antes de Tudo e Meu Recado (essa composta com Michael Sullivan), canaliza toda a intensidade de sua voz, mas em momento algum se garante apenas na herança. Segura, ela domina o repertório que escolheu cantar. Da inocente balada Sou Rebelde, hit dos anos 70 com Lilian Knapp, ao clássico funk de Marcinho, Princesa, Alice assombra e mostra que ingênuo é aquele que pensa a música nacional por nichos. O Brasil e Alice estão muito além de um mero rótulo MPB na prateleira. Oi FM.

Download | Ouça:



Anelis Assumpção

Disco: Amigos Imaginários (2014, Independente)

Gênero: MPB.

anelis

Este novo trabalho de Anelis realça o talento dela como uma compositora que sabe usar o humor e a descontração a favor de um lirismo original, apaixonado e sagaz. A audição revela ainda um cuidado especial com os vocais de apoio: as cantoras Thalma de Freitas e Céu, parceiras da cantora no trio Negresko Sis, embelezam arranjos como os de Song to Rosa e elegantes coros masculinos pontuam o trabalho. Entre as muitas influências que reverberam, uma das mais explícitas é a do reggae. Rolling Stone Brasil.

Download | Ouça:



André Paste

Disco: Shuffle (2014, Avalanche Tropical)

Gênero: Eletrônica, Pop.

andre

Requiem For Tiesto, com Waldo Squash da Gang do Eletro, brinca com o mundo cafona da EDM – Miami, Ibiza, BELÉM!, numa leitura divertida de tecnobrega, imaginando como seria se Tiesto tivesse nascido na terra dos castanhais. ”Shuffle” acaba com recadinho aos haters online: just celebrate, num house 2010s bem suingado, podia tocar no D-Edge ou na mixtape mais fresca da web 3.0. DeepBeep.

Download | Ouça:



Banda do Mar

Disco: Banda do Mar (2014, Zé Pereira/Sony)

Gênero: Indie Pop, Surf Rock.

banda

As doze faixas são vezes interpretadas por Mallu, vezes pelo marido. A exceção fica por conta de Pode Ser, em que o dueto do casal encanta tanto quanto o encorpado arranjo. Dia Clarear é uma lenta balada, que possivelmente agradará mais aos fãs de Camelo, devido à sintonia melódica que lembra seus dois álbuns solos. Porém, caso o ouvinte seja mais apegado à Mallu, as dicas ficam em Muito Chocolates e Me Sinto Ótima, de letras divertidas e arranjos mais alinhados ao pop. Perdidos no Ar.

Download | Ouça:



Câmera

Disco: Mountain Tops (2014, Balaclava)

Gênero: Rock Alternativo, Pós-Rock

camera

Whatever Works, quarta faixa do disco, poderia até ser escolhida como o single por representar o melhor que o Câmera tem a oferecer – com o acréscimo de Lucca Noacco, da banda Invisível, no banjo. Os versos de abertura, “She undresses herself so softly /She has a single way that freaks you out”, poderiam até ser usados como uma metáfora do próprio Mountain Tops: um álbum que se despe de pouco em pouco, devagarzinho, e tem um jeito único que certamente fará você enlouquecer, querer apertar o play e ouvir de novo. Rolling Stone Brasil.

Download | Ouça:



Carne Doce

Disco: Carne Doce (2014, Independente)

Gênero: Rock Psicodélico, MPB.

carne

As lembranças do som do grupo? Temos um pouco de Juçara Marçal e seu Metá Metá, a psicodelia de Boogarins de uma forma mais madura e menos expressiva e as canções de autor de Clube da Esquina de Milton Nascimento e Lô Borges - ou será só uma lembrança pela capa que coloca uma criança no papel principal, sentada e misteriosa? Enfim, não se preocupe com estilos ou clichês, pois, em poucos momentos na música em 2014, tivemos a chance de nos encontrarmos em letras, enxergarmos a beleza ao nosso arredor e não nos sentirmos sozinhos como esta obra proporciona, sensações que Carne Doce nos passa em cada acorde jogado ao vento, cada delay na guitarra ou grito de Salma. Monkeybuzz.

Download | Ouça:



Charme Chulo

Disco: Crucificados Pelo Sistema Bruto (2014, Independente)

Gênero: Rock Caipira, Folk.

charme

O Charme Chulo está de volta. Cinco longos anos depois do elogiado Nova Onda Caipira, o grupo lança Crucificados Pelo Sistema Bruto, um audacioso álbum duplo com vinte faixas no total. Viabilizado por financiamento coletivo, o novo trabalho apresenta uma banda que volta a apostar na mistura que a consagrou, em meados da década passada: música caipira tradicional brasileira e rock antigo, à la Smiths. Essa soma sempre resultou em uma divertida confusão de gêneros musicais, além de shows memoráveis. Dessa vez, a confusão está ainda maior, posto que o Charme Chulo agora avança em direções distintas, simultaneamente. Defenestrando.

Download | Ouça:



Criolo

Disco: Convoque Seu Buda (2014, Oloko)

Gênero: Hip-Hop, MPB.

criolo

Chame de evolução ou sucessão e não estará absurdamente errado. Mas o termo que melhor define Convoque Seu Buda é liberdade artística, o que reflete algo paradoxal em nossos tempos: será que é preciso se fechar num nicho só para adquirir sucesso comercial? Se isso for verdade, então Criolo, em todo esse meandro, é uma anomalia. Uma anomalia reforçada pelo teor diverso deste Convoque Seu Buda. Na Mira do Groove.

Download | Ouça:



Holger

Disco: Holger (2014, Balaclava)

Gênero: Rock Alternativo, Tropical.

holger

Pouco parece ter sobrevivido da euforia gerada em Sunga (2010) e excessos concentrados no cenário tropical de Ilhabela (2012). Seguindo a lógica inaugurada em The Green Valley EP, de 2008, a banda paulistana Holger alcança o terceiro álbum de estúdio investindo com naturalidade em um som transformado e hoje parcialmente melancólico. Na contramão dos dois trabalhos que o antecedem – uma possível trilha para o final de semana -, a peça autointitulada aos poucos mergulha o coletivo em um ambiente sóbrio, como o cenário típico de uma segunda-feira. Miojo Indie.

Download | Ouça:



Isaar

Disco: Todo Calor (2014, Independente)

Gênero: MPB.

isaar

Inspirada por andanças e vivências pela cidade e apoiada por uma banda criativa e segura, a cantora e compositora concebeu um álbum que sintetiza a multiplicidade local. “Ando muito pelo Recife. Gosto de passar pelos mercados São José e da Boa Vista, do Centro. Aquilo é, no dia a dia, muito vivo e muito rico”, descreve Isaar. Nas 11 faixas do disco, a artista mostra uma bem temperada reunião de sons da cultura popular com outros estilos do mundo. Em momentos nos quais as vocalizações lembram as de cantoras de coco, ciranda ou de toadas de maracatu, a banda vai de rock, pop ou reggae de maneira equilibrada e enxuta. “Me falam que é o meu disco mais urbano. Porém o ‘urbano’ do Recife é bem diverso, né? São muitos sons que se ouvem pela cidade”, explica. Diário de Pernambuco.

Download | Ouça:



Juçara Marçal

Disco: Encarnado (2014, Independente)

Gênero: MPB, Experimental.

juçara

Parafraseando Romulo Fróes, Juçara Marçal não é nenhuma estreante. Com mais de vinte anos de carreira, onde participou de diversos projetos, entre eles o aclamado Metá Metá (ao lado de Kiko Dinucci e Thiago França) além de colaborar com artistas como Rodrigo Campos, Emicida e Criolo, foi apenas em 2013 que bateu a “necessidade artística de propor uma brincadeira, de propor uma nova foto com os companheiros” traduzida em forma de álbum solo. Encarnado, produzido por Fernando Sanches e lançado de maneira gratuita e independente em fevereiro deste ano, apresenta uma nova faceta de Juçara, em um trabalho diferente dos anteriores onde o fio condutor é a morte. O Grito.

Download | Ouça:



Kalouv

Disco: Pluvero (2014, Sinewave)

Gênero: Pós-Rock, Rock Instrumental.

kalouv

Pluvero, no entanto, não fala. A ideia de transformação e transitoriedade que se tenta inscrever nas faixas instrumentais encontram ressonância no que se convencionou chamar de post-rock. Ora por faixas longas, com sete, nove, dez minutos, ou por trilhas mais curtas, com dois minutos, os músicos Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Rennar Pires (bateria), e os guitarristas Saulo Mesquita e Túlio Albuquerque tentam criar esse ambiente de contínuas transformações. Outros Críticos.

Download | Ouça:



Lucas Santtana

Disco: Sobre Noites e Dias (2014, Dignois)

Gênero: MPB, Eletrônica.

lucas

O artista das questões brasileiras, porém, não some nesse exercício. Com suas cordas que parecem sampleadas e picotadas, Funk dos bromânticos reprisa debates de seus primeiros discos. E o singelo frevo-eletro Mariazinha morena clara soa tão-somente bonito, com naipe de sopros. De escala em escala, Lucas Santtana constrói uma obra das mais sólidas. O Globo.

Download | Ouça:



Ludov

Disco: Miragem (2014, Tratore)

Gênero: Pop-Rock.

ludov

São 10 anos de banda. E são 10 faixas de disco. Disco mesmo, LP, o primeiro vinil do Ludov, que saiu graças à ajuda dos fãs em um financiamento coletivo. E são dez faixas que assustam. Quer dizer, você sabe que é o Ludov da voz incrivelmente bela da Vanessa Krongold, dos backing vocals do Habacuque Lima e do Mauro Motoki, das batidas fixas da bateria do Paulo Chapolim… Mas assim como já adiantava o primeiro single do trabalho, Copo de Mar, Miragem vem ao mundo com um Ludov mais maduro, mais experiente e, por que não dizer? Mais pesado e melancólico. Tenho Mais Discos Que Amigos.

Download | Ouça:



Lurdez da Luz

Disco: Gana Pelo Bang (2014, YB)

Gênero: Hip-Hop, Pop.

lurdz

Lurdez da Luz - a rapper paulistana que ganhou status na cena musical contemporânea do Brasil em 2010 com o lançamento do EP Lurdez da Luz - volta ao mercado fonográfico, quatro anos depois, com seu primeiro álbum, Gana pelo bang. Com dez músicas, o álbum apresenta composições autorais como Mama drama, Ping pong, Beijinho, Mente aê, DR, Fervo e Gana. Projetada como MC do grupo Mamelo Sound System, Luz gravou o disco com participações de nomes como o DJ LX, o DJ Roger, a cantora Marietta Vidal - com quem a rapper formou a dupla Mercúrias - e o artista baiano Russo Passapusso, convidado de Poder, faixa captada em estúdio de Salvador (BA). Notas Musicais

Download | Ouça:



Mombojó

Disco: Alexandre (2014, SLAP)

Gênero: Experimental, Eletrônica.

mombojó

Gravado no Recife, São Paulo, Fortaleza e masterizado em Londres, o disco conta com a colaboração e participação, entre outros, de China, Vitor Araújo, Buguinha Dub, Yuri Queiroga, o pessoal da Nação Zumbi e a cantora Céu, voz da faixa Diz o Leão. O destaque maior, no entanto, é para a participação especial da vocalista Laetitia Sadier, vocalista da banda franco-britânica Stereolab. O grupo a conheceu num show em São Paulo e ao ouvir um disco da Mombojó ela confessou o desejo de participar de um trabalho futuro. Os músicos então aproveitaram a deixa e enviaram para Laetitia uma música pronta e ela devolveu acrescentando letras e melodias novas. O resultado é Summer Long, uma das mais belas canções do disco. O Grito!

Download | Ouça:



Moreno Veloso

Disco: Coisa Boa (2014, Disco Maravilha)

Gênero: MPB, Bossa Nova.

moreno

Moreno Veloso tem feito um caminho muito particular na música brasileira. O gosto pelo trabalho coletivo e, simultaneamente, a construção da própria identidade, é apenas uma das formas com que ele transcende polaridades. E não à toa fala muito "a gente" e não "eu". O disco Coisa Boa, primeiro de sua carreira solo - considerando que Máquina de Fazer Música, de 2000, assinado Moreno +2 é um projeto coletivo - tem a amplidão que ele se permite e sua música é capaz. A Tarde.

Download | Ouça:



Nação Zumbi

Disco: Nação Zumbi (2014, SLAP)

Gênero: Manguebeat, Rock.

nação

Produzido por Kassin e Berna Ceppas, o disco também traz uma abertura maior da banda para outros colaboradores, o que trouxe novos caminhos para o som da banda. Nação Zumbi chega mais pop e melódico, como nas canções O Que Te Faz Rir e Novas Auroras. As mais distintas são A Melhor Hora da Praia, balada com arranjos de cordas e participação de Marisa Monte, e Cuidado, canção indie rock com teclado e refrão pop. O disco traz também bons riffs do guitarrista Lúcio Maia, como em Defeito Perfeito. A canção havia sido mostrada no show da banda no Lollapalooza 2014 e, ao vivo, soou mais pesada. G1.

Download | Ouça:



Onagra Claudique

Disco: Lira Auriverde (2014, Balaclava)

Gênero: Indie, Folk.

onagra

Com Lira Auriverde, álbum de estreia da dupla paulistana Onagra Claudique, basta a primeira audição para sentir na rebuscada poesia, assim como em toda a codificação aplicada desde o nome da banda ao do registro e nos títulos das canções, que não falta, a seus idealizadores, vocabulário para se expressar. Apenas o verbo “descomplicar” parece não constar no dicionário de Roger e Diego, que dividem as composições – mas que parecem ter um desejo por não dividi-las completamente conosco. Move That Jukebox.

Download | Ouça:



O Terno

Disco: O Terno (2014, Independente)

Gênero: Rock.

o terno

O Terno lançou disco novo nos últimos dias. E o álbum já começa com o brega moderno de Bote Ao Contrário. Com um baixo que canta alto e programações que completam bem o arranjo, o amor doído dá vontade de continuar ouvindo a faixa em loop. O peso das guitarras que introduzem e fazem as transições de O Cinza, contrastadas com a melodia cheia de paz do A, mostram porque a banda tem sido destaque e conseguiu lançamento no Auditório do Ibirapuera. O grupo consegue fazer um rock’n roll que transcende o barulho. Um disco para ouvir de manhã, pela tarde ou noite. Combina bem sempre. RockinPress.

Download | Ouça:



Pato Fu

Disco: Não Pare Pra Pensar (2014, Sony)

Gênero: Pop-Rock, Eletrônico.

pato

Lá se vão mais de 20 anos desde a estreia do Pato Fu, com o disco Rotomusic de Liquidificapum (1993). Desde então passaram por momentos diversos, das experimentações às baladas pop, em lançamentos constantes. Sem gravar um álbum autoral de inéditas desde 2007, com Daqui pro Futuro, o que esperar do 12º álbum na carreira dos mineiros, o recém-lançado Não Pare Pra Pensar? O guitarrista John Ulhoa avisa: “é o nosso disco mais dançante”. Metro.

Download | Ouça:



Pipo Pegoraro

Disco: Mergulhar Mergulhei (2014, YB)

Gênero: Afrobeat, MPB.

pipo

Se em seu segundo disco Táxi Ímã, Pipo Pegoraro chamou Bruno Morais para ressaltar sua sutileza, em seu novo álbum, Mergulhar Mergulhei, chamou Rômulo Fróes para encorpar seu som. Rômulo arregimentou uma turma de músicos de primeira para reforçar a base instrumental do novo disco, que também tem influência da presença de Pipo no grupo Aláfia, que integra desde 2012. Trabalho Sujo.

Download | Ouça:



Racionais MC's

Disco: Cores & Valores (2014, Boogie Naipe)

Gênero: Hip-Hop.

racionais

Nos 12 anos que separam Nada Como um Dia Após o Outro Dia de Cores & Valores, grandes mudanças ocorreram no país. Na música, a nova geração do rap, encabeçada por nomes como Criolo e Emicida, saiu das batalhas da Santa Cruz e da Rinha dos MC's rumo ao mainstream. O hip-hop deixou de ser, exclusivamente, a música de protesto produzida na periferia e passou a falar (também) sobre relacionamentos amorosos, amizade e festas. Na área econômica, o crescimento do Brasil deu aos menos favorecidos um poder de compra maior e facilitou o acesso à cultura. Essas mudanças, entre muitas outras, estão diretamente refletidas em Cores & Valores. Rolling Stone Brasil.

Download | Ouça:



ruído/mm

Disco: Rasura (2014, Sinewave)

Gênero: Pós-Rock, Rock Instrumental.

ruido

Distribuído pelo selo Sinewave, responsável por alguns dos lançamentos mais interessantes da música experimental feita no Brasil, Rasura é a obra-prima – até aqui – do sexteto curitibano. Firmado no post-rock mas não limitado a ele, o ruído/mm consegue fazer referência a baluartes do post-rock sem cair nas armadilhas dos vícios do estilo. Com atenção, ouve-se um Mogwai ali, outro acolá, balanceado por momentos à la Tortoise ou Godspeed You! Black Emperor espalhados pelos 50 minutos do álbum, mas Rasura vai além. Há um tanto de jazz, de ambient e até de rock clássico distribuídos nas 8 faixas do disco, perfeitamente ordenadas para construir uma narrativa convidativa à apreciação imersa do ouvinte. Tenho Mais Discos Que Amigos.

Download | Ouça:



Rubinho Jacobina

Disco: Andando No Ar (2014, Joia Moderna)

Gênero: Samba, Rock.

rubinho

Em meio a esta atmosfera, Kassin, Domenico, Moreno Veloso, Pedro Sá, Rubinho Jacobina, Thalma de Freitas, Nina Becker e demais músicos acabariam por gerar em grande parte o que hoje se denomina Nova MPB. E, entre tantos, ninguém melhor condensou estas duas alas da música carioca que Rubinho. As canções de seu primeiro álbum Rubinho Jacobina e A Força Bruta (2005), mesmo flertando com diversos gêneros, remetiam a quase todo instante ao debochado “rock de bermuda”, enquanto baixo e guitarras as impulsionavam a um inacreditável samba funk, criando a sonoridade que melhor representaria a sua geração. Banda Desenhada.

Download | Ouça:



Russo Passapusso

Disco: Paraíso da Miragem (2014, Independente)

Gênero: MPB, Rock, Dub.

russop

Bahia é a palavra-chave quando falamos do trabalho de Russo Passapusso. Há mais de dez anos, o músico baseia sua carreira nas ondas do rap, do reggae, do samba, do rock e da mpb. Participante do BaianaSystem e do Bemba Trio, também está há tempos inserido no cenário dos soundsystems, e emana baianidade em tudo o que faz. Agora em 2014, contemplado pelo projeto Natura Musical, ele acaba de lançar seu mais novo disco, o Paraíso Da Miragem, justamente em homenagem aos seus dez anos de dedicação à música. Rádio UFSCar.

Download |Ouça:



SILVA

Disco: Vista Pro Mar (2014, SLAP)

Gênero: Indie, Pop, Eletrônico.

sil va

Vista pro Mar é uma faceta diferente do Silva, como ele mesmo disse e você leu por aqui, mas é uma face de quem não tem medo do novo, com seus BPMs a mais, que foram muito bem postos, obrigado. A faixa título traz em seu refrão a resposta para quem temia pela novidade do trabalho: “Eu sou de remar / Sou de insistir / Mesmo que sozinho” e os novos e bem vindos naipes de metais, elemento inédito em Silva até então e que aparece também em Janeiro. Mas a cereja do bolo mesmo fica para quem gosta mais do recheio que da bolacha, já que é no meio do trabalho que o disquinho vai ficando cada vez melhor. Tenho Mais Discos Que Amigos.

Download | Ouça:



Thiago Pethit

Disco: Rock’n’Roll Sugar Darling (2014, Independente)

Gênero: Pop, Rock.

pethit

Perfeita representação do derreado lema “Sexo, Drogas E Rock’n Roll”, Rock’n’Roll Sugar Darling não apenas sobrevive dos principais clichês e exageros do Rock (clássico), como ainda define uma série de conceitos próprios sobre o gênero. Um som “afetado, safado, cretino” como o próprio cantor resumiu em entrevista. Aqui não há plágio, tampouco reverência. Quase caricatural, como um personagem da época que tanto o inspira, Thiago Pethit desfila expressivo, ambientando com naturalidade o ouvinte ao passado recente que move o disco. Miojo Indie.

Download | Ouça:



Titãs

Disco: Nheengatu (2014, Som Livre)

Gênero: Rock.

titãs

Se alguém desconfiava que este seria mais um trabalho mediano, a abertura Fardado (inédita) elimina qualquer dúvida. 28 anos depois de Polícia, os Titãs voltam a atacar a corporação que tantos exemplos de má conduta nos ofereceu nos últimos tempos. Aproveitando-se de um grito de ordem que marcou presença nas manifestações de junho de 2013, a banda já abre o disco com o verso "Você também é explorado (fardado!)". Praticamente um "Polícia II". Wiplash.

Download | Ouça:



Tom Zé

Disco: Vira Lata na Via Láctea (2014, Independente)

Gênero: Rock, MPB.

tom

Persona mais inventiva da Tropicália, Tom Zé trata sobre temas atuais em seu novo álbum, como patrulha ideológica, geração Y, mídia impressa e tecnologia. A abordagem das composições varia, com maestria, entre irônica, crítica e poética. O disco traz participação especiais de nomes em ascensão na cena nacional, como Tim Bernardes (O Terno), Trupe Chá de Boldo, Filarmônica de Pasárgada e Silva, além de Criolo, Kiko Dinucci e Tatá Aeroplano. Catraca Livre.

Download | Ouça:



Transmissor

Disco: De lá não ando só (2014, Independente)

Gênero: Indie rock.

transmissor

Com 12 faixas inéditas, este é o primeiro álbum do Transmissor que tem a mão de um produtor musical de peso, o veterano Carlos Eduardo Miranda. Sociedade do Crivo Mútuo (2008) e Nacional (2010) foram produzidos de forma independente. Com mixagem de Tomáz Magno, no Estúdio Praia Bonita, De Lá Não Ando Só soa como outra banda nas primeiras faixas. Dançante e elétrico, o álbum apresenta efeitos psicodélicos de distorção, guitarras densas e baterias aceleradas – ao contrário dos violões e ukeleles tão usados em canções passadas. O Tempo.

Download | Ouça:



Leia mais:

Relembre os versos de abertura de 23 grandes discos brasileiros

Chico Buarque 70 anos: 7 discos do cantor lançados nos anos 1970

Com Informações Banda Desenhada, Catraca Livre, DeepBeep, Defenestrando, Diário de Pernambuco, G1, Miojo Indie, Monkeybuzz, Na Mira Do Groove, Oi FM, O Grito, O Tempo, Outros Críticos, Perdidos No Ar, Rolling Stone, Tenho Mais Discos Que Amigos, Trabalho Sujo.