NOTÍCIAS
19/11/2014 16:21 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Passaporte inspirado na natureza e que "anoitece" com luz ultravioleta ganha concurso na Noruega

Divulgação

Com um design minimalista, a Noruega criou um passaporte incrível.

A ideia surgiu através de um concurso organizado pelo Diretório Nacional de Polícia do país, em fevereiro.

A proposta era unir um conceito único, com um design arrojado de um jeito funcional. Tudo isso para aumentar a segurança dos documentos dos noruegueses.

Enfim, o vencedor foi o Neue Design Studio, com o tema “paisagem da Noruega”. Até ai tudo muito comum, se não fosse um detalhe (incrível): ao ser exposto à ultravioleta, o passaporte também “anoitece”.

passaporte

passaporte noite

O trabalho, segundo a comissão julgadora, ganhou o concurso por causa de sua simplicidade.

"A natureza sempre foi uma parte essencial da identidade e da tradição norueguesa, assim como um aspecto fundamental para o nosso bem-estar", explicaram os criadores do projeto vencedor, do escritório, que fica em Oslo.

O exterior do passaporte também será impresso em cores diferentes, que em nada lembram os documentos de viagem sóbrios. Os imigrantes terão um documento com a capa branca, os membros do corpo diplomático do país com a capa azul e o passaporte normal – que atualmente é vermelho – mantém a cor, um pouco mais forte.

capa passaporte

Segundo a comissão julgadora, o tema “ilustra a identidade norueguesa e assegura que o passaporte será visto como um documento de alto valor”.

O conceito - que ainda será ajustado de acordo com as exigências de segurança do país - também vai ser aplicado às carteiras de identidade da Noruega.

identidade