NOTÍCIAS
19/11/2014 22:38 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Leblon vai virar Palmares: MTST organiza ocupação da praia de Ipanema, no Rio, durante o Dia da Consciência Negra

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) promete invadir a praia da qual se sente excluído no Rio de Janeiro. Centenas de famílias da ocupação Zumbi dos Palmares, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, planejam ocupar Ipanema nesta quinta-feira (20), por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra.

O ato batizado de "Leblon vai virar Palmares" busca mostrar que "os trabalhadores sem-teto, negros e pobres também têm vez e voz", conforme explica o MTST em sua página no Facebook.

Atualmente, mais de 500 famílias ocupam um terreno abandonado em São Gonçalo. Vivem em barracos de lona, sem acesso a água encanada nem luz elétrica.

Enquanto esperam a construção de casas populares para resolver seu drama pessoal, temem despejo da área, que seria de uma fabricante de plásticos.

Os integrantes do MTST defendem que os abismos sociais persistem no Brasil, uma vez que alguns sofrem com o déficit habitacional no Rio e outros usufruem de mansões luxuosas no Leblon.

"Estaremos num grande ato público denunciando a diária segregação sócio-espacial e racial que a população mais pobre e negra de todo o Rio de Janeiro sofre", afirma o MTST.

De acordo com a cúpula do movimento, 55% dos moradores de São Gonçalo são negros — pretos ou pardos.

A concentração do ato começa às 11h desta quinta no Posto 9, em Ipanema.