NOTÍCIAS
04/11/2014 12:13 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Corte espanhola suspende votação sobre independência da Catalunha

AP Photo

A Corte Constitucional da Espanha suspendeu em decisão unânime a "consulta aos cidadãos" sobre a independência da região da Catalunha que estava marcada para o próximo domingo (9), informou o tribunal nesta terça-feira.

O governo espanhol pediu à corte para bloquear a votação convocada pelo governo catalão após a mesma corte ter suspendido um referendo sobre a separação da região em setembro, enquanto decide sobre a legalidade do pleito.

Os motivos da impugnaçã o são praticamente os mesmos dos que derrubaram o referendo de novembro. No entanto, segundo o El País

, outro aspecto que pesou na decisão desta semana foram as "escassas garantias democráticas que têm o novo processo".

Segundo o El Mundo, a Advocacia do Estado pediu que a Corte Constitucional, responsável pela suspensão, advirta o presidente da

Generalitat (o governo catalão), Artur Mas, sobre "as consequências que sua infração pode acarretar". De acordo com o El País, o pedido não foi acatado.

A Corte não convocou uma sessão extraordinária para tomar a decisão, como foi feito em setembro. Já estava marcada uma plenária para esta semana e o presidente, Francisco Pérez de los Cobos, colocou o recurso do governo contra o 9-N na pauta do dia.