NOTÍCIAS
30/10/2014 17:21 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Salão do Automóvel 2014: os carros dos sonhos

MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO CONTEÚDO

A Disney dos apaixonados por carros. Assim pode ser considerado o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que foi aberto ao público na última quinta-feira (30). O salão, como sempre, tem muitas novidades. Entre elas estão os carros que serão produzidos no País em breve, muitos deles pelas novas fábricas que serão inauguradas até 2016.

Alguns exemplos são os utilitários-esportivos Jeep Renegade, que a Fiat fará em Goiana (PE); o modelo que a Nissan fará em Resende (RJ); o Vezel que a Honda produzirá em Itirapina (SP) e o X1 que a BMW começa a fazer em Araquari (SC).

#jeep #renegade #salao4rodas #salaodoautomovel acompanhe a cobertura em www.quatrorodas.com.br foto: @marcodebari

Uma foto publicada por Revista Quatro Rodas (@quatro_rodas) em

 

A Chery mostra o novo QQ, compacto a ser produzido em Jacareí (SP) e a Volkswagen o novo Golf que em breve será fabricado em São José dos Pinhas (PR), junto com o A3 sedã, da Audi. A Peugeot mostra o 2008, a ser produzido em 2015. A Mercedes-Benz antecipa carros que fará na fábrica em construção em Iracemápolis (SP).

Embora Ferrari e Lamborghini não tenham estandes próprias, a exemplo do que ocorreu em 2012, não faltarão carrões. A Fiat, dona das duas marcas, vai mostrar um exemplar de cada um desses modelos.

LEIA TAMBÉM: Com setor em crise, montadoras no Salão do Automóvel pedem ações do governo

Os organizadores do salão garantiram um espaço dedicado ao que chamam de "super carros" e vão expor o Rolls Royce Ghost, o Lamborghini Huracán e o Jaguar- F Type Coupê. Na linha das super máquinas também estão Ford Mustang e Corvette, da GM. Carros-conceito, que mostram tendências, também estão no evento, como o Renault Kwid. Ele circula com um drone que informa ao motorista sobre problemas de trânsito, acidentes e obstáculos.

Os chamados "carros verdes", com apelo ambiental, também têm presença garantida em quase todos os estandes do Salão do Automóvel. Exemplo é o híbrido A3 e-tron, da Audi, que poderá ser testado por visitantes do evento.

A Kia mostra o elétrico Soul EV e o híbrido Optima. Outros híbridos (que se movem com eletricidade e combustível comum) são o BMW i8, o Toyota Prius e o Porsche Panamera. Na linha dos elétricos estão ainda Fiat 500e, BMW i3 e os Renault Zoe e Twizy. A Peugeot promete um "Conceito Natural" e o 208 Urb, uma solução entre carro e bicicleta.

Elétrico BMW i3 também estava no estande da montadora alemã. #Salao4Rodas

Uma foto publicada por Revista Quatro Rodas (@quatro_rodas) em

 

Várias marcas vão aproveitar o traçado do Anhembi usado para a Fórmula Indy e pistas próprias para ceder seus carros para serem testados por visitantes, a maioria por meio de sorteios.

A Jeep montou uma pista com obstáculos para testes com modelos da marca, mas o condutor será um instrutor da marca. A Toyota vai liberar o Etios e a Volkswagen o Golf GTI, o Fusca e o Passat CC — mas para clientes selecionados.

Já os organizadores do salão vão sortear passeios com uma Ferrari. A Audi, além do A3 e-tron, oferecerá o que chama de "dia de presidente". A marca promoverá passeios no A8 longo, seu carro mais luxuoso, com direito a motorista particular e dois batedores em motocicletas que acompanharão o trajeto, como se o ocupante fosse um chefe de Estado.

(Com Estadão Conteúdo)

Salão do Automóvel 2014: os carros dos sonhos